Caminito e La Boca: O lugar mais colorido de Buenos Aires

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Em Buenos Aires, não faltam pontos turísticos para explorar na cidade. E claro que um dos pontos mais conhecidos é o Caminito, também conhecido como as casinhas coloridas que todo mundo tira foto. Colado com o Caminito fica o estádio La Bombonera. Nesse post, contarei como foi minha visita ao local.

La Boca e sua História

O Caminito fica localizado no bairro portuário de La Boca, no sul de Buenos Aires e fica coladinho no estádio La Bombonera. Morada da classe operária, La Boca é um bairro frequentado mais pelos locais. Em meados do século 19, abrigou imigrantes vindos da Espanha e da Itália que se estabeleceram às margens do rio Riachuelo.

Os antigos moradores dessas casas eram as famílias ricas, que com a epidemia de tifo, foram para a parte alta da cidade e deixaram suas casas para os imigrantes. Antigamente, ali passava uma linha de trem que foi removida em 1920. As casas eram conhecidos como “Conventillos”.

Muitos dos imigrantes vieram na década de 1880, época próspera para a cidade e acabaram trabalhando em empacotadoras e lojas locais, trabalhando com as carnes argentinas. Após pintarem os barcos, os moradores usavam os restos de tintas nas fachadas das suas casas, criando o que se tornou um símbolo do bairro, suas casinhas coloridas.

Em 1959, o Caminito se tornou um museu a céu aberto e sem portas. O nome surgiu de um popular tango de 1926, composto por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza e que teve sua estréia nos “carnavais” de 1926. 

Como chegar

O bairro La Boca fica 5km do centro, da Plaza de Mayo. Fica as margens do Rio Riachuelo. A melhor opção para chegar ao local é de táxi ou de ônibus. O bairro não é muito seguro, então é aconselhável ficar só nas ruas principais e ficar atento.

O que fazer no Caminito

Para ser bem sincera, é um pouco decepcionante. O caminito é uma pequena rua e infelizmente, o assédio dos vendedores é uma parte MUITO chata. É difícil até tirar uma foto, ficam uns artistas de rua com roupas de tango oferecendo para tirar uma foto, PORÉM, eles cobram para tirar essas fotos. Fique atento.

Mas as ruas têm uns lugares charmosos e uns cantinhos fotogênicos. Além disso, tem várias lojinhas e galerias onde se encontram chaveiros, imãs, camisetas, artesanatos e vários souvenirs. Na rua também tem artistas que fazem desenhos e retratos na hora. As lojas abrem das 10h às 18h. Algumas galerias valem a pena conhecer como Patio Quinquela e o Centro Cultural de Los Artistas.

La Bombonera

Ao lado do Caminito, fica o estádio do Boca Juniors, parada obrigatória para os amantes de futebol. Como nós não curtimos muito futebol, não entramos para visitar, só passamos na frente e entramos na lojinha. Fica bem perto do caminito, dá pra ir andando sem problemas, só seguir o fluxo.

Chegando na Bombonera, tem um museu com a história do clube e uma lojinha com produtos do time. Infelizmente, por conta da pandemia, a visita ao estádio está suspensa. Só dá para visitar o museu e no momento, as compras dos ingressos são somente no local. Não está dando para comprar online. Custa 1100 pesos, no câmbio de hoje, R$ 46 reais.

Até tentamos comprar na hora, mas por conta do horário que chegamos não tinha mais ingresso. Então, não entramos para ver o museu. Acredito que só valha a pena para quem se interessa por futebol.

O que achei?

É um local bem diferente do restante da parte turística de Buenos Aires, é bem mais feio e mal cuidado. Porém, tem seu charme. Acho que eles poderiam fazer alguma coisa para impedir esse assédio dos vendedores, isso acaba com a experiência.

Embora tenha alguns restaurantes no local, não é muito recomendado comer por lá, dizem que os restaurantes são meio pega turista. Como fica próximo a San Telmo, dá para unir a visita a La Boca com a feira de domingo em San Telmo e almoçar no mercado de San Telmo, que vale MUITO a pena.

O bairro tem muito da cultura portenha e é um bairro mais pobre, onde temos contato com outra realidade. Acho que tem um charme e também os shows ao vivo de tango são interessantes. Eu acredito que para quem visita a cidade pela primeira vez, vale a pena conhecer. E também não precisa dedicar muito tempo, apenas meio período dá pra conhecer tudo.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados