
Se você estiver preparando uma viagem pra Disney sozinho, vai se deparar com várias dúvidas e questionamentos. Especialmente, se for sua primeira viagem pro exterior, que normalmente, é o caso da maioria das pessoas.
Pessoas que tem o sonho de visitar a Disney e quando finalmente conseguem se organizar para ir, pelo tanto de informações acabam fechando pacotes com tudo incluso pra facilitar.
Eu não acho errado fechar pacote, acho que tem seus benefícios, especialmente, pra quem não sabe como se organizar. Mas meu objetivo aqui é ajuda-los a destrinchar todas as informações e ajudar no planejamento.
Eu pretendo fazer um post sobre Orlando com informações necessárias para sua viagem, mas nesse post, pretendo falar sobre os parques temáticos.
Temos a impressão que tudo é Disney, mas não é. Disney é um complexo de parques que ficam na cidade de Orlando- Flórida. Com a construção da Disney, muitos empresários aproveitaram o sucesso para construir outros parques e com isso, Orlando se tornou a cidade dos parques de diversões.
Vamos falar, resumidamente, sobre todos os parques que tem em Orlando e te dar algumas orientações a respeito de qual escolher pra sua viagem. Bora?
Parques
Walt Disney World
Vamos começar com a famosa Disney.
São 4 parques temáticos:
Magic Kingdom

O parque mais famoso, onde tem o castelo da cinderela, e onde habita todo nosso imaginário. Então, é o símbolo da Disney e de Orlando. É o maior parque e que vai demandar o dia inteiro e dependendo, até 2 dias. Não tem tanta montanha-russa, tem muitas atrações pra crianças e pra família inteira. Se for a sua primeira vez, recomendo a todos.
Farei um post específico pra falar sobre as atrações, as áreas e maiores detalhes.
O valor médio de ingressos pros parques da Disney são U$ 100 doláres por pessoa cada parque. Esse valor varia de acordo com a quantidade de dias que fecha. E se é adulto ou criança.
Animal Kingdom

É o parque dos animais, é o parque que fecha mais cedo e tem menos atrações. Mas tem uma montanha russa muito legal que é Expedition Everest, atração imperdível pra quem visita o parque. Tem safaris com animais de verdade, show do Rei Leão. Agora eles adicionaram uma área incrível lá que é a Pandora do filme Avatar.
Muita gente costuma deixar esse parque de fora, eu gosto muito dele e agora com a área do Avatar, se tornou imperdível. Como ele fecha mais cedo, eu gosto de combinar ele com um jantar a noite mais especial ou ir pra um bar diferente.
Normalmente, todos os parques, você vai chegar exausto, tem muito a se ver e você chega de manhã e fica até o show da noite, chegando no hotel 21,22h. Como o Animal Kingdom fecha mais cedo por conta dos animais, recomendo juntar ele com a programação noturna.
Hollywood Studios

É o menor parque em termos de tamanho, mas, em questão de atrações mais radicais é o que tem mais na Disney. Ele tem a famosa montanha russa do Aerosmith e o elevador que é a Torre do Terror. É o parque dos filmes e de Hollywood. Eu amo esse parque, acho muito especial. É o favorito do meu marido pelas atrações mais radicais. Ele tem o show da Bela e a Fera que eu considero incrível. Ele tem a área do Toy Story que agrada muito as crianças e agora, abriram a área de Star Wars.
Então, é um parque mais ligado aos filmes. Sem contar que tem o show mais legal, eu amo o Wishes que tem no Magic Kingdom, porém, o Fantasmic é muito especial mesmo! Tem que assistir. Caso não tenha filas e vá viajar na baixa temporada, como é um parque com menos atrações e mais shows, acho que pode chegar mais tarde um pouco, porque o show da noite é bem tarde e provavelmente, você vai conseguir concluir todas as atrações e tem que ficar fazendo hora até o horário do show.
Muita gente gosta de combinar um parque de manhã como o Animal Kingdom e mais pro final da tarde, ir pro Hollywood Studios fazer as atrações e pegar o show da noite. Eu não recomendo, acho que fica muito corrido. Prefiro um dia pra cada parque e chegar um pouco mais tarde, lá pras 10,11h e fazer tudo com calma.
Epcot

O Epcot é um parque diferente, ele tem algumas atrações, porém, não é o foco dele. Não tem montanha russa e atrações radicais. Mas, é um parque que agrada muito os adultos. Ele tem demonstração de 11 países diferentes, e é muito legal porque eles fazem toda ambientação de cada país perfeitamente.
Então, no México, por exemplo, tem um brinquedo com a cultura do país, tem o restaurante temático, lojas vendendo produtos típicos mexicanos, até a música que toca no fundo muda de acordo com o país que você vai.
Inclusive, os funcionários de cada pais, geralmente, são dos países correspondentes. Ou seja, você consegue dar a ‘’volta ao mundo’’ sem sair do parque. As crianças podem se divertir, porém, há muito a se ver e passear, o que pode encher o saco da criançada. A proposta do parque é ser futurista e apresentar o novo amanhã, onde todos os países são conectados. O show que acontece a noite é muito bonito e é feito no lago que fica bem no centro do parque. Ah, é o único parque que pode beber bebida alcóolica.
Não tenha pressa em chegar muito cedo nesse parque também. Vá com calma e tranquilo. Recomendo, principalmente, pros jovens e adultos.
Pretendo fazer um post sobre cada um, mais pra frente, são muitas informações sobre cada.
Universal
Universal Studios

Esse parque se tornou muito famoso graças à área do Harry Potter, o Beco Diagonal fez o parque formar filas pra ver a rua do bruxo mais famoso. É o parque mais voltado ao cinema, vários simuladores, têm as atrações do filme ET, homens de preto MIB, Shrek.
Todos vão gostar desse parque, tem algumas montanhas russas. Algumas pessoas unem com o Island of Adventures pra fazer os 2 no mesmo dia, acho que fica corrido. É possível sair de um e ir pro outro através da nova atração do Harry Potter que representa o trem que vai pra Hogwarts, mesmo que você vá fazer cada parque um dia, tem que ir nesse trem, é incrível.
Média de valor do ingresso pra Universal é: U$100
Island of Adventures

Onde fica o castelo do Harry Potter e as principais atrações do filme, onde tem a maior quantidade de montanhas russas e simuladores incríveis como o do homem aranha. Eu amo esse parque também e na minha opinião, tem que ir nos dois da Universal. São parques mais pra adultos e jovens que curtem atrações radicais. Não têm tantas atrações pras crianças quanto os da Disney. Sem contar que se tiver criança, sempre terá que ficar alguém de fora com a criança enquanto os adultos vão nas atrações mais radicais.
Além dos mais conhecidos, tem na região de Orlando:
Busch Gardens
Fica localizado em Tampa, 1 hora de Orlando. É cheio de atrações radicais e montanhas russas. As mais radicais de Orlando, estão lá. Se atente a distância. Dificilmente, vai conseguir juntar com outro parque pelo tempo que se leva pra ir. Recomendo pra adultos que curtem adrenalina. Já pra quem vai com crianças, não acho que vale a pena.
Combo de três ingressos para SeaWorld + Busch Gardens + Aquática = 109 dólares
Ou
Valor só individual: U$89,99
Sea World
Esse parque era um grande sucesso antigamente, eu cheguei a ir nele quando fui mais nova e gostei bastante. Porém, depois de ser acusado de maus tratos aos animais, ele ficou mais esquecido pelo público. Mas, os proprietários decidiram se reinventar e agora estão trazendo novas atrações sem os shows das baleias.
É um parque com animais e agora, tem algumas montanha russas bem legais como a Kraken que são consideradas umas das mais radicais de Orlando. Os shows com golfinhos, tartarugas, ainda continuam.
Quem não gosta da parte de criação de animais, não vai se sentir muito confortável no parque. Mas pra quem gosta de ver animais e gosta de montanha russa, é uma grande pedida.
Valor: U$ 79
Legoland

Localizado a 40 min de Orlando, é focado para crianças de 2 a 10 anos. Não tem nada pros adultos, então, se você não estiver com crianças, nem perca seu tempo.
Valor: US 84
Kennedy Space Center

Fica a aproximadamente 1 hora de Orlando.
Não é tanto um parque, mas, sim algo como museu interativo. Foi construído ao redor de um dos centros de pesquisa, treinamentos e lançamentos de foguete em Cabo Canaveral na Flórida. Para quem é apaixonado por espaço, vale muito a pena. Têm filmes em 3D, foguetes de verdade e dá até pra conhecer astronautas.
Valor: US57
Parques Aquáticos
Minha opinião sobre os parques aquáticos, em geral, é que só compensa ir se estiver no alto verão e se tiver com crianças, acho que quando vamos a Orlando, já tem tanta coisa fora parques pra se ir, que me parece uma ‘’perda de tempo’’ ir a parques aquáticos. Ainda mais se no seu hotel, tem piscina. Porém, isso vai da opinião de cada um e claro, se já for sua 2, 3, 4 vez, aí vale diferenciar. Também, é uma boa pra dar aquela relaxada no meio da loucura de parques+ compras.
Blizzard Beach
Pertencente a Disney.
Esse é o menor parque aquático e mais família. Ele representa uma estação de ski desativada, nas decorações tem neve de mentirinha e bonecos de neve espalhados pelo parque.
Quando fui pra Disney mais nova, visitei esse parque e lembro que gostei bastante. Depois nunca mais fui. Tenho algumas lembranças, mas irei passar resumidamente, sobre os parques que faz tempo que fui e os que eu não fui, avisarei.
Nesse parque, tem o toboágua que é o segundo mais rápido e mais alto do mundo, só perde pro Insano no Beach Park, Fortaleza. Ou seja, quem conhece o Insano(eu fui), sabe que o negócio é punk. É pros corajosos.
Algo que eu gosto muito desse parque é que tem um teleférico que te leva pros toboáguas mais altos. Remetendo a própria decoração de estação de ski desativado, que tem os teleféricos. Amo a inteligência e a sacada da Disney, os caras relacionam tudo mesmo.
Valor: US66
Typhoon Lagoon
É o maior da Disney e tem várias atrações. A piscina de ondas é gigante e bem famosa.
Tem como fazer um pacote e pegar os parques da Disney+ parques aquáticos aí o valor fica melhor.
Valor individual: US66
Volcano Bay
Esse é o parque aquático da Universal e foi inaugurado recentemente, tem atrações mais radicais que os parques aquáticos da Disney e o vulcão no meio é simbólico. O tema são as Ilhas do Pacífico.
Como todos os parques aquáticos, só funciona e só vale a pena ir no verãozão.
Valor: U$80
Aquatica
Fonte: Google
É o mais simples dos parques aquáticos, nunca fui e pelo que pesquisei, falta conservação e cuidado com os brinquedos. É famoso em fotos pelo toboágua que passa dentro de um aquário com golfinhos, mas, pelo que li das experiências de pessoas que foram o trecho que passa no aquário é bem pequeno e não dá pra ver nada. Então, não sei se vale a pena, acho que se a ideia é ir num parque aquático, tem outros melhores.
Valor:U$49,90
Discovery Cove

Esse parque se tornou muito famoso pela experiência com os golfinhos, é possível nadar com eles. Ou seja, o Discovery Cove é uma mistura de parque aquático com parque normal. São várias atrações diferentes e é pra passar o dia relaxar e fazer um pouco de tudo. Eu nunca fui, mas acho que pra quem tem crianças, deve ser um passeio gostoso. Não é muito do agrado dos ambientalistas, por toda a experiência com animais tão de perto.
É um parque mais caro, e tem algumas diferenças de valores de acordo com o pacote. Tem pacotes com comida e bebida all inclusive, experiência com os golfinhos, snorkel, encontro com animais, roupa de nadar, etc..
Se eu fosse, iria pegar o pacote mais completo pra nadar com os golfinhos, já que é pra ir, já fazer tudo.
Valor:U$89 o pacote básico
Sugestões:
Acredito que trouxe um pouco sobre cada parque e dessa forma, pode te dar uma luz para seu roteiro. Ou seja, tudo depende de quantos dias de viagem, quais são os interesses fora de parques, idade das pessoas do grupo, preferências pessoais, se é a primeira vez ou a décima que viaja pra lá.
Mas em termos gerais, pra ajudar com dica mais prática:
Se for sua primeira vez:
Os 4 parques da Disney + 2 da Universal + alternando os dias de parque com compras/passeios fora de parque – seria uns 12-15 dias de viagem bem tranquilo.
Então, acho que dessa forma, vocês vão poder experimentar a magia Disney e se divertir nas montanhas russas da Universal.
Enfim, tudo depende muito do seu grupo. Não tem resposta certa, que valha pra todos. Aqui no Caçando Destinos, nós fazemos Roteiros Personalizados, que após você responder um questionário falando as preferências do grupo, faço o Roteiro especifico pra você. Então, me envie um email ou me chame no Instagram que conversamos.
Espero que tenha ajudado a elucidar um pouco sobre o assunto e te ajudar a decidir.
Beijos!