
Quando começamos a planejar nossa viagem, a escolha do hotel é uma parte muito importante e influencia totalmente em como será a experiência. E muitas vezes, não sabemos direito quais as diferenças e porque escolher um hotel ou outro.
Por isso, vamos explicar o que significa a classificação entre as famosas estrelas. O Ministério de Turismo, para criar uma padronização e se adequar a alguns critérios internacionais de hospedagem, atualizou as regras do Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).
O que significa ser um Hotel
Um Hotel significa: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.
Para o tipo hotel , o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).
O HOTEL de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o HOTEL deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.
Os outros tipos de acomodação como pousadas, hotéis fazenda também podem ter estrelas, mas a diferenciação do que é cada tipo de acomodação vai ficar para outro post.
Lembrando que cada país tem suas próprias classificações do que é necessário para cada estrela. Esses critérios são os regulamentados aqui no Brasil.
Estrelas

Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo, a classificação dos hotéis começa da mais básica para a mais robusta, sendo ela:
-Simples: 1 Estrela
-Econômico:2 Estrelas
-Turismo: 3 Estrelas
-Superior: 4 Estrelas
-Luxo: 5 Estrelas
1 Estrela

De acordo com o SBClass, para um hotel ser classificado como 1 estrela, ele precisa cumprir alguns requisitos obrigatórios como:
- Serviço de Recepção aberto por 12 horas e disponível por telefone 24h;
- Serviço de café da manhã;
- Guarda de valores;
- Monitoramento das impressões dos hóspedes;
- Ter, pelo menos 65% dos quartos com área útil de 9m² e banheiros com 2m²;
- Troca de roupa de cama semanalmente;
- Deve ter medidas permanentes para redução de consumo de energia e água;
2 Estrelas
Além dos requisitos acima, deve ter:
Área útil, em no mínimo 70% dos quartos, de 11m², troca de roupas de cama 2x por semana, sala de estar com Televisão e disponibilidade de pagamento com cartão de crédito ou débito.
3 Estrelas
A terceira estrela exige:
Serviço de Recepção aberto 18horas e disponível por telefone 24h, serviço de mensageiro durante 18horas. Nos quartos, deve ter área útil, em no mínimo 80% dos quartos, de 13m² e banheiros com 3m², troca de roupas de cama em dias alternados, televisão e canais de tv por assinatura em todos os quartos.
Além disso, serviço de Lavanderia, sala de estar com televisão, acesso à internet nos quartos e nas áreas sociais. Também troca de roupas de banho diariamente, mini refrigerador nos quartos.
Restaurante, serviço de café da manhã, estacionamento, climatização(ar condicionado ou aquecedor) em 100% dos quartos.
4 Estrelas
Para entrar nas 4 estrelas, é necessário:
O serviço de recepção aberto 24h por dia, serviço de mensageiro 24h. Os quartos devem ter um conforto maior com 15 m², em pelo menos 90% das acomodações. Deve contar com facilidades para bebês como berço, cadeiras altas para refeições e aquecimento para mamadeiras.
Room service durante 24h, troca de roupas de cama e banho diariamente. Nos quartos, devem ter mini refrigeradores e mesa de trabalho e TV por assinatura. Também ar condicionado, secador de cabelo à disposição e internet.
Restaurante com serviço de café da manhã, almoço e jantar e bar disponível. Estacionamento com manobrista e o hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, serviço de locação de automóveis e reserva em espetáculos, farmácia e baby sitter.
5 Estrelas

A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima – e oferecer também
- Serviço de Recepção aberto 24h;
- Mensageiro por 24 horas;
- Cofre em 100% das unidades para guarda dos objetos de valores dos hóspedes;
- Quartos com 17 m² e banheiros com 4m² e banheira;
- Oferta de roupão e chinelos em todos os quartos;
- Ter disponíveis berços para bebês caso o hóspede necessite e oferecer facilidades para bebês como cadeiras altas nos restaurantes, equipamentos para aquecer mamadeiras e comidas;
- Oferecer serviços de refeições como café da manhã, restaurante e bar, com serviço de quarto e oferta de dietas especiais como vegetariana;
- Trocar diariamente as roupas de cama e banho;
- Disponibilizar secador de cabelo seja nos quartos ou quando o hóspede solicitar;
- Oferecer serviço de lavanderia;
- Disponibilizar TV por assinatura, mini refrigerador, internet e climatizador em cada quarto;
- Estacionamento com manobrista;
- Oferecer mínimo de 6 serviços adicionais como salão de beleza, SPA, lojas, agência de turismo, transporte especial, dentre outros;
- Guest relation ou concierge.
Como escolher

É importante sempre nos atentarmos nessas classificações para a nossa expectativa estar alinhada com o que reservamos. Leia sempre as avaliações dos outros hóspedes que já ficaram, veja as fotos e procure o custo-benefício melhor para sua família.
Cada viajante tem suas prioridades em relação a viagem e o que prefere gastar, mas sempre tenha em mente que mesmo que você vá para fazer bastante turismo e não vá parar no hotel, procure um hotel com o mínimo de conforto para ter uma noite bem dormida para aproveitar cada momento da sua viagem.
Beijos