Estátua da Liberdade: Guia pra visitar

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

A Estátua da Liberdade é o cartão postal de Nova York e um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. Anualmente, 4.2 milhões de pessoas visitam a ilha onde está a Estátua.

Foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial, em 1984. O nome oficial da Estátua da Liberdade é ‘’Liberdade Iluminando o Mundo’’.

Localização

Fonte: Google

A Estátua fica localizada na Liberty Island(Ilha da Liberdade), que é uma pequena e desabitada ilha na Baía Superior de Nova York. A ilha abriga a estátua desde o inicio do século XX. Desde o 11 de setembro, a ilha é protegida por forte esquema de segurança. O acesso a ilha é feito sobre através das barcas.

História

Foi construida por Gustave Eiffel e inaugurada em 28 de outubro em 1886. Foi um presente da França do Napoleão III para os Estados Unidos. Suas 350 partes foram enviadas de navio até os EUA.

A Estátua

Tem altura total de 92,9m contando o pedestal. Só a estátua mede 46,5m. A estátua é de uma figura feminina que representa Libertas, a deusa romana da liberdade, carrega uma tocha e uma tábula que evoca uma lei e sobre a qual está inscrita a data de Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Sob os pés, tem uma corrente quebrada.

A estátua representa liberdade e dá os boas-vindas aos imigrantes que chegam em Nova York.

Comparação entre as alturas do Buda do Templo da Primavera(China), Estátua da Liberdade(NY), Mãe Pátria(Rússia), Cristo Redentor(RJ) e Estátua de Davi(Itália).

Ela pesa no total, 24 635 toneladas e é atualmente, a estátua mais pesada do mundo.

Um soneto está escrito no pedestal, The New Colossus (“O Novo Colosso” em português):

‘’Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade… Eu guio-os com a minha tocha. ‘’ Emma Lazarus

Após o atentado de 11 de setembro, tem um esquema de segurança bem forte para visitação, como nos aeroportos. Tem detector de metais e as bolsas passam por raio-x e não pode ter nenhum objeto de risco como facas, armas,etc.

Como ir visitar?

O barco que vai pra Estátua sai do Battery Park, localizado no sul de Manhattan. Para chegar no parque, dá pra chegar por táxi ou metrô.

De metrô, desça na Linha 1- Vermelha estação South Ferry ou Linha 4- Verde estação Bowling Green.

Ao chegar no parque, você verá várias placas indicando onde é o local de embarque. Atenção com ambulantes e pessoas tentando te vender os passeios. O local oficial é fácil de achar.

Somente a empresa Statue Cruise pode transportar passageiros até a ilha. Nenhuma outra empresa é autorizada a ir à Ilha. Os visitantes ficam, em média, 3h na ilha.

Horário de Funcionamento

O acesso à Estátua é das 9h as 17h, diariamente. Fica fechado no Thanksgiving e no Natal.

Em casos de tempestade, pode ter alterações nos horários.

Os barcos têm saídas de Manhattan das 9h30 às 15h30. Os horários de partida são a cada 30 min. Pra chegar até a ilha são, aproximadamente, 20 min.

Opções de passeios

O barco passa pela Liberty Island e pela Ellis Island, outra ilha que tem um museu dos imigrantes, nunca foi por isso não posso falar se vale a pena ou não.

Tem o ingresso para apenas conhecer a Estátua e a ilha, e tem ingressos pra subir ao mirante na coroa. Para comprar esse ingresso, tem que reservar com semanas de antecedência porque acaba rapidinho. Para chegar na coroa, são 354 degraus sem ar condicionado e tem limite de quantidade de pessoas por vez. Mas se for apenas pra ir até a ilha, dá pra comprar na hora ou comprar pelo site antes.

Só se atente se for alta temporada, vai ter muita fila pra compra do ingresso. Quando eu fui era dezembro, estava bem frio e vazio. Compramos e já embarcamos no próximo barco.

Para evitar filas, chegue bem cedinho.

Valores

Ingresso apenas para a ilha, sem subir ao mirante:

Adultos(13+): $19.25

Crianças(4-12):$9

Idosos(+62):$14

Bebês(até 3 anos): Gratuito

No site, dá pra ver os valores para subir na estátua.

Como o esquema de segurança é bem forte, pessoas que levam comidas ou bebidas e bolsas grandes tem que deixar no armário antes de acessar. Então, vá com uma bolsa pequena pra não precisar gastar com isso.

Existem algumas opções de tours diferenciados com refeições:

O que fazer na ilha da Estátua da Liberdade

Áudio-Tour em Português:

Fonte: Google

Não precisa pagar nada a mais por isso, pra quem tem interesse pela história, só solicitar o tour.

Vista de Manhattan:

A vista é linda e ainda é possível ver através de binóculos. Sem contar as belas fotos com o skyline de NY.

Museu:

A entrada é gratuita e conta toda história desde a construção até os dias de hoje. Lá dentro, tem uma tela interativa que da pra ver todos os filmes que já utilizaram a Estátua da liberdade nas filmagens. Imagina? São muitos!

Ao sair, suba as escadas externas para uma vista incrível.

Estátua:

Tire fotos e passeie ao redor da ilha. Não tem limite de tempo para permanecer.

Crown Café

Caso dê fome, vá a essa lanchonete para um café ou snack.

Ah, dentro do barco também tem uma pequena lanchonete que dá pra beliscar alguma coisa ou comprar uma água.

Comprar uma lembrancinha

Também tem uma lojinha onde é possível comprar souvenir. Claro que você vai achar muito mais barato em qualquer loja em manhattan, mas caso queira conhecer.

É possível ver a Estátua da Liberdade de graça?

Sim! Porém, não é possível descer na ilha de graça. Para desembarcar na estátua, tem que pagar mesmo.

Mas se você não fizer tanta questão, dá pra passar perto e tirar fotos de dentro do ferry gratuito.

Seria a Staten Island Ferry, transporte público utilizado pelos moradores. A barca tem acesso gratuito, só esperar a próxima e entrar. Não chega a ser a experiência completa e não passa muito perto, porém, é uma opção legal se tiver com a grana contada. Suba até o último andar e na ida fique nas janelas do lado direito e na volta, do lado esquerdo para melhor visão.

Como fazer para pegar esse ferry gratuito?

Vá de metrô linha 1- vermelha e desça na estação South Ferry. O acesso é gratuito, cuidado com os vendedores na porta. A estação é Staten Island Ferry. Saídas ocorrem de 30 em 30 min. Ao chegar em Staten Island, só desembarcar e aguardar a nova embarcação pra voltar.

Cuidado!

Reparem na cara de criança

Muito cuidado quando você chegar no Battery Park com os vendedores ali. Eles vão estar com blusas ‘’oficiais’’ e vão tentar te vender. Quando fui com meu pai a primeira vez pra Nova York, faz muito tempo, não me lembro bem mas, acredito que caímos nesse golpe. Eles vendem mais caro que o ingresso oficial, passam perto da estátua, mas não pode descer. Então, como não sabíamos na época, nem sabíamos da possibilidade de descer na ilha. Vimos a estátua do barco que estávamos, apenas.

Quando fui nessa última vez, pesquisei melhor e descobri o que tinha acontecido. Então, fiquem atentos a isso. Comprem na bilheteria oficial!

O que eu achei? Vale a pena?

É um sonho conhecer a Estátua da Liberdade, vemos tanto nos filmes que estar ali perto é incrível. Porém, acaba sendo um pouco decepcionante. A estátua é pequena e não é tão imponente como parece nos filmes.

Comparado com a Torre Eiffel, é pequena. A torre é gigante e muito imponente, vejam o post que falei sobre ela aqui.

Porém, não é um custo alto de ingresso e você pode tirar fotos lindíssimas e passear.

Indico ir de manhã e já fazer combinado o passeio por Wall Street, o museu de 11/9 e passear pela região sul de Manhattan. Para sugestão de restaurante em Nova York, veja aqui.

Não iria novamente, acho que é um passeio pra fazer somente uma vez. A não ser se fosse pra conhecer Ellis Island ou ir com alguém que nunca foi. Se você está com tempo e com grana separada pra isso, vale a pena sim! Só não vai com grandes expectativas pra não se frustrar.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados