Explicando tudo sobre Riviera Maya no México

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Muita gente nem sabe onde fica e não conhece direito, a irmã famosa é Cancún e todo mundo acaba preferindo ficar lá por ser mais conhecido. Então, vamos desmistificar e entender tudo e falar dessa região tão linda.

Localização

Vamos começar do começo? Riviera Maya fica no México, numa região turística que estende-se por 130 km. E suas duas principais cidades turísticas são Playa del Carmen e Tulum.  É banhado pelo mar do Caribe.

Cancún não fica em Riviera Maya, mas está bem perto. As duas cidades são bem perto e por isso, muita gente acaba unindo as duas numa viagem só. De Cancún até Tulum, se conecta pela Rodovia 307 e fica no litoral, onde a maioria dos resorts fica localizado.

Onde ficar?

Para quem busca curtir resort, Riviera Maya tem diversas opções e eles estão localizados ao longo de toda costa. Diferente de Cancún, que tem muitos hotéis em terrenos pequenos, em Riviera Maya os resorts ocupam terrenos maiores.

São muitas opções de variados valores, nós ficamos no Hard Rock Riviera Maya, que eu recomendo, mas tem muitas outras opções. Vale pesquisar bem e sempre lembrar que um all inclusive tem o preço maior que os hotéis só com café da manhã.

 Se você achar alguma promoção doida com valor muito baixo, cuidado. Pra ter um valor baixo, eles sacrificam a qualidade, agilidade e outros detalhes da comida e bebida.

Playa del Carmen

Fica em Riviera Maya, do Hard Rock Riviera Maya, fica longe 20 minutos de carro. Mas é onde fica o principal centrinho, a Quinta Avenida. Muito divertido e bomba durante a noite. Ali tem várias opções de hotéis e pra quem quer aproveitar os passeios, vale mais a pena ficar ali e aproveitar os passeios de dia e a noite, curtir a avenida com seus bares e restaurantes.

Cozumel

Fonte: Google

É uma ilha localizado no mar do Caribe, a saída é de Playa del Carmen e dura, em torno de 45 minutos o trajeto. É um dos passeios mais conhecidos por ali, com duração de 1 dia inteiro. Na ilha, o Parque Cozumel, tem recifes e esculturas debaixo da água. Lá acontecem muitos mergulhos.

Eu não fiz o passeio e por isso, não gosto de indicar nenhuma empresa sem conhecer. Mas existem várias, fiquem atentos pra não se meterem em furadas. O custo, pela minha pesquisa, é em torno de U$100 dólares por pessoa pelo passeio.

Tulum

Tulum faz parte de Riviera Maya, tem uma vibe mais roots e ainda é pouco explorada. Se tornou muito famosa depois que vários famosos foram pra lá. Fica na região mais sul de Riviera Maya e é a mais distante de Cancún.

De atrações turísticas, principalmente, Ruínas de Tulum e os Cenotes. Os cenotes mais conhecidos são Gran Cenote e Dos Ojos. O ambiente de Tulum é mais rústico e mais ‘’good vibes’’.

Como ir?

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Cancún. Fica 1h de distância do Hard Rock Riviera Maya. Tem que contratar um transfer ou ver se no hotel que vai ficar, tem a opção de transfer.

A passagem São Paulo – Cancún fica em torno de R$2 mil reais ida e volta. Claro que depende muito da época, mas em média é esse valor. A maioria dos voos tem conexão no Panamá, Cidade do México ou nos Estados Unidos.

Quando nós fomos em 2015 pra Cancún, fizemos nossa escala em Nova York e já aproveitamos pra aproveitar 4 dias na cidade. Dessa vez, fomos com a Aeromexico via Cidade do México, que eu gostei muito e voltamos com a Copa Airlines que foi terrível. Não recomendo a Copa.

Quando ir?

A temporada de furacões vai de Julho até Novembro e com isso, é a baixa temporada e com melhores preços. Mas fiquem tranquilos que as chances são pequenas e os resorts já estão acostumados e preparados pra qualquer situação.

A temperatura se mantém alta o ano inteiro. Nesses meses, a chance é maior de chover durante a viagem. Porém, é chuva de verão, chove e no dia seguinte, já tá normal.

De dezembro até fevereiro é a alta temporada. Com o tempo mais seco, as chances de chuva são menores. Sem contar que a maior parte do público são americanos e no final do ano, eles fogem do inverno do hemisfério norte para pegar dias de sol no Caribe.

Principalmente em Cancún, no spring break, período que os estudantes nos Estados Unidos, enchem a cidade, também é alta temporada. Fique atento aos feriados internacionais para quem quer fugir de lotação e consequentemente, os preços estarem menores.

Nós fomos em outubro e tem risco de chuva sim, inclusive na semana antes da nossa viagem e na semana seguinte, teve um furacão. Mas não teve grandes efeitos e não atrapalhou em nada nossa viagem.

De 7 dias, pegamos apenas 1 dia de chuva e mesmo assim, vinha e voltava. Deu pra aproveitar o dia e curtir piscina.

Moeda local

A moeda é pesos mexicanos. Porém, em todo lugar aceita dólar. Nas lojas e no centrinho, a maioria dos valores é em pesos mexicanos. E 1 peso mexicano = 0,27 reais. Tem que fazer a conta, na hora.

O que comprar?

Claro que estando no México, pimenta é um dos carros chefes. De souvenir, aquelas caveiras mexicanas estão em todo lugar para venda. Pela forte influência dos descendentes maias, tem muitas referências as pirâmides maias e calendários maias.

Como se locomover?

É possível alugar carro, porém eu só recomendo se você for ficar em um hotel só com café da manhã e for aproveitar os passeios e mesmo assim, tem que ver se no hotel tem estacionamento e ver se compensa. A maioria dos passeios já está incluso o transfer. Claro que com carro, tem muita liberdade e consequentemente, economiza se for direto à atração turística.

Não precisa de carteira especial, só nossa habilitação do Brasil já serve e as avenidas lá são bem tranquilas. Lembre-se de contratar chip para poder conectar o Waze para ver o caminho ou contratar gps da locadora de carro.

Mas se você for ficar num all inclusive, aí nem pense em pegar carro. Não compensa e vai ter um gasto desnecessário. Melhor ficar no resort e se precisar ir até o centro ou algum lugar específico, pegar um táxi. O hotel pode pedir pra você. Só lembre-se de combinar os valores antes de entrar no táxi e deixar bem certinho onde quer ir.

Valores

Tudo depende do resort escolhido e se vai fazer passeios ou não. Caso pegue um all inclusive, o gasto será passagem + resort, apenas. Isso é bom pra quem está em grupo ou família grande, já dá pra sair do Brasil com tudo pago e não se preocupar. Não precisa levar muitos dólares, não tem com o que gastar. Só se quiser comprar alguma coisinha ou souvenir.

Cancún ou Riviera Maya?

Viagem de Cancún em 2015

A pergunta que não quer calar, o que é melhor?

Não tem resposta certa pra essa pergunta, tudo depende. Muitas pessoas pensam que Cancún é mais perto das atrações e na verdade, é mais afastado. Só é perto do passeio pra Isla Mujeres, de resto a maior parte dos passeios fica mais próximo de Riviera Maya.

Essa região têm muitos passeios e atrações turísticas, diferente de Punta Cana, ou seja, se você pretende ir pra um resort ficar aproveitando e descansando, pegue um all inclusive e vá tranquilo.

Viagem Cancún 2015

Caso você queira explorar a região e fazer passeios, eu recomendo pegar um hotel normal próximo a Playa del Carmen, ali é super movimentado e dá pra ir nos restaurantes e bares tudo a pé. Ou até pegue alguns dias ali e alguns em Tulum. Mas lembre-se que é outra proposta de viagem, você vai economizar na hospedagem, mas vai gastar com os passeios que não são baratos.

Uma sugestão para quem está em dúvida, divida a viagem. Separe 4 dias para ficar em Playa fazendo os passeios e depois, vá para Riviera Maya ou Cancún para descansar no resort. Lembre-se de deixar a parte do all inclusive para os últimos dias e voltar para casa descansado.

O que eu achei? Vale a pena?

Nós curtimos mais o resort e foi muito gostoso. Para quem está com amigos ou família, pegar um resort é a melhor coisa, cada um faz o que quer e não tem preocupação de horário, comida, etc. Pra quem está em lua de mel e quer descansar, recomendo muito, também.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados