Turismo de vacinação é viajar para o exterior para ser imunizado contra a covid e tem se tornado tendência nas últimas semanas. O mais comum é ir pros Estados Unidos, onde cada estado decide suas regras da vacinação. Inclusive, mas cidades estão incentivando como forma de acabar com a doença e estimular o turismo. E por motivos diversos, vários estrangeiros inclusive brasileiros estão indo para os Estados Unidos para poderem se imunizar mais rapidamente.
Como funciona?
No caso dos Estados Unidos, não está sendo permitido sair do Brasil diretamente pra lá. Então, a solução é ir pra algum dos países permitidos, fazer a quarentena de 15 dias (14 noites) e desses países, seguir para os EUA. Tem alguns outros países oferecendo a vacina para os turistas, porém os Estados Unidos estão bem adiantados na vacinação da sua população local.
Então, você vai ter que sair do Brasil, ir pro México ficar 15 dias lá e de lá seguir pros Estados Unidos. Não está podendo ir do Brasil direto, mas se você fizer quarentena no México, está permitido.
Quais países fazer a quarentena?
Essa lista varia muito de acordo com as mudanças nas restrições, mas por enquanto, o local mais comum é o México pelos melhores valores em aéreos e hospedagem. E se atentem que não adianta nada você pegar um voo pro México com conexão nos Estados Unidos, não está podendo nem fazer escala lá e você será impedido de embarcar aqui no Brasil mesmo.
Para entrar nos EUA, o que precisa?
Obviamente, o visto americano é necessário e você já tem que ter, pois todos os agendamentos no consulado ainda encontram-se pausados. E também é necessário o teste PCR negativo, feito em até 72h do embarque. O exame deve ser feito no México mesmo, antes do voo.
Quais estados estão vacinando sem precisar de comprovante de residência?
Oficialmente, os estados liberados são Nova York e Flórida. Os postos de vacinação variam de acordo com cada localidade. No momento da vacinação, leve o passaporte como documento de identificação. Os postos de vacinação em Nova York incluem até pontos turísticos famosos. O negócio é ir e pegar a fila.
No caso da Flórida, o ideal é se cadastrar no sistema de vacinação e preencher um pré-cadastro. Inclusive, você pode agendar e tomar em qualquer Walmart/Wallgreens.
Qual vacina tomar?
Para não residentes, o preferível é tomar a vacina Johnson & Johnson, que é somente 1 dose.
Para voltar pro Brasil como faz?
Antes de retornar ao Brasil, tem que fazer o exame PCR até 72 horas antes do embarque. O exame custa em torno de U$150 doláres.
Vale a pena? O que eu acho?
Acho que cada um tem que avaliar sua situação, é claro que envolve riscos e nenhum lugar vai poder te garantir que você vai se vacinar com certeza. O turismo por motivos de saúde é algo antigo e acontece desde sempre, de pessoas que viajam para receber tratamentos. Para saber maiores informações sobre valores, pode entrar em contato comigo através do whatsapp.
Algumas das fontes oficiais: