Eu espero que você já tenha lido o primeiro post que fiz sobre Bruxelas falando informações necessárias e básicas pra você planejar sua viagem à Bélgica.
Agora pra aproveitar os seus dias lá e mesmo se você só tenha poucas horas, use essas dicas pra montar seu roteiro e se organizar pra não perder tempo.
O que fazer
Grand Place
O coração de Bruxelas é essa praça, já foi eleita várias vezes a praça mais bonita da Europa. É o ponto turístico mais famoso da cidade e não tem como você ir pra Bruxelas e não passar por ali. Tem que ir! É imperdível.
É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a arquitetura é belga do século XVII, mas começou a ser construída no século XV. Foi bombardeada durante 3 dias pelas tropas francesas em 1695, foi quase totalmente destruída, mas, retornou a vida 5 anos depois. Então, você vai perceber um estilo meio gótico e barroco.
Os principais prédios da praça, a Prefeitura e o Museu da cidade de Bruxelas, mas ao redor, são várias construções lindas e que demonstram o estilo da cidade.
A Prefeitura é o principal prédio e o mais lindo e imponente, tem 96 metros de altura e foi construído entre 1402 e 1455.
A Casa do Rei, também do século 15, onde fica o Museu de Bruxelas, fica logo em frente.
Todo ano, no mês de agosto, o chão da Grand Place é enfeitado por um tapete de flores.
Manneken Pis
O famoso menino fazendo xixi é um ponto turístico muito famoso. É um dos símbolos da cidade e eles tem orgulho disso, JURO, todas as lojinhas de souvenir, tinha o menininho lá mijando.
Ele está ali desde 1619, já sofreu tentativas de roubos e em datas comemorativas, vestem ele com roupinhas diferentes. É muito engraçado. Não se sabe como ele ficou tão famoso, tem várias lendas, mas uma delas é que ele representa o espírito rebelde da cidade.
Todos os dias, milhares de turistas se aglomeram ao redor da grade pra ver o menino. Mas, a estátua é muito pequena mesmo. Não tinha noção, estávamos com o horário apertado pra ir embora e estávamos seguindo pelo google maps, ai de repente vi uma multidão , imaginávamos que era ali e ficamos procurando a bendita estátua e quando vimos, foi cômico.
Tem a versão feminina e menos famosa, que é a Janneken Pis, que foi colocada em 1987. Não fomos até lá, pois já estávamos com o horário apertado e tínhamos nos decepcionado um pouco com a do menino.
Acho que pode ser interessante ir pra conhecer e tirar uma foto. Mas já vá em mente o que é pra não sofrer decepção.
Atomium
Esse ponto turístico estava nos meus planos, mas não conseguimos ir, infelizmente. Ficava um pouco longe pra ir a pé e não tínhamos tempo.
É um ícone de Bruxelas, como eu falei do menino nas lojas de souvenirs, o outro que tinha era o Atomium. Foi construído em 1958 para a Exposição Universal de ciência. É um átomo ampliado em 165 milhões de vezes. Está para a Bélgica assim como a Torre Eiffel está para França.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10am até 18h
Dá pra subir até lá em cima, com bom tempo você pode ver até Antuérpia, com vista de 360 graus. Altura de 92metros.
Tem, inclusive, um restaurante lá em cima suspenso 100m do chão. O interior é todo futurístico e tem algumas exposições.
O valor do ingresso é 16.00 € Compre o seu ingresso e veja mais informações no site oficial aqui.
Galerias Reais Saint Hubert
Essa galeria é maravilhosa, o teto é todo de vidro ilumina as lojas chiques e a arquitetura incrível. Compostas pela Galerie de la Reine, la Galerie du Roi e la Galerie des Princes. A estrutura em arcos, pé-direito elevado e cúpula recoberta em vidros.
Foram criadas em 1847 e medem 200 metros de comprimento.
Não tirei fotos lá, mas ficou na memória esse espaço incrível. Lá é ótimo pra comprar chocolates, todas as marcas famosas tem lojas ali. Nós compramos chocolate ali na Godiva. Loja linda.
Delirium Café
Outro lugar que me arrependi profundamente de não ter ido, ficamos pouquíssimo tempo em Bruxelas e o nosso único dia inteiro fomos pra Brugges. Terei que retornar lá pra conhecer mais atrações.
Uma que tenho certeza que teríamos gostado é o Delirium Café. Parada obrigatória para os amantes de cerveja. Um dos bares mais tradicionais da Bélgica e possui a maior carta de cervejas do mundo.
O local foi eleito em 2004 pelo Guinness Book como a maior carta de cervejas do mundo. São 3.162 rótulos de cerveja. As cervejas ali possuem de 8 a 15% de álcool e preços em conta. Ou seja, receita pra sair de lá bêbado.
São três andares com ambientes diferentes em cada andar.
Endereço: Impasse de la Fidélité 4, 1000 Bruxelles, Bélgica
História em Quadrinhos
Bruxelas é a capital da História em Quadrinhos, inclusive tem um museu só sobre isso, o Museu dos Quadrinhos de Bruxelas, onde você pode mergulhar nesse universo e conhecer tudo sobre. Eu não fui, pois não sou uma fã. Mas pra quem gosta, pode valer a pena. O ingresso é €10.
Endereço: Rue des Sables 20, 1000 Bruxelas, Bélgica
Mas o que realmente é interessante, é que o famoso desenho ‘’As Aventuras de Tintim, nasceu na Bélgica. O seu autor Georges Prosper Remi é belga e criou o desenho em 1929. Ou seja, Tintim se tornou patrimônio cultural da Bélgica e está em todo lugar.
Em muros pela cidade inteira, lojas, você encontra o desenho. São 54 murais espalhados pela cidade pintados com histórias em quadrinhos. Esses trabalhos começaram a tomar espaço nos anos 90, quando a prefeitura fez um projeto onde cedia espaço para fins publicitários em troca de apoio financeiro.
Os famosos Smurfs também são belgas e estão espalhados por todo lugar.
O que comer
A cidade é mundialmente conhecida pelas batatas-fritas, waffle, mexilhões com batata frita, chocolate e cerveja.
Eu nunca tinha ouvido falar nesse prato moules et frites (mexilhões e batata frita) e o único lugar onde vendia em praticamente todos os restaurantes foi em Bruxelas, é um prato típico. Claro que têm que experimentar, eles vem num recipiente e dá pra pedir puro, com alho, entre outros preparos. E vem acompanhado de batata frita.
Pode parecer uma combinação estranha, mas te garanto que vale a pena comer. Eu comi em praticamente todas as refeições que fizemos nos restaurantes da cidade. E não é caro, se não me engano, custa tipo 10~15 euros.
A Batata-frita que é super famosa, vendida dentro de um cone temperada, comemos lá e comemos em Amsterdam. Eles comem como se fosse pipoca e tem de vários tamanhos, vêm dentro de um cone com queijo/temperos.
Chocolates vale a pena experimentar, as principais lojas são Leonidas, Godiva e Neuhaus.
O que comprar
Experimentem também os chocolates, dica interessante: nas lojas, é mais caro. Mas nós passamos num mercadinho ali na Grand Place mesmo e vendia várias marcas que amamos aqui no Brasil, por um preço MUITO bom. Fizemos a maior parte das nossas compras de chocolate nos mercados.
Melhor souvenir da Bélgica é chocolate ou cerveja. Não tem quem não goste.
Bate e volta de Bruxelas
Bruges
A primeira dica necessária do que fazer na Bélgica é passar o dia em Bruges. É uma cidade bem próxima de Bruxelas e a passagem é barata, então, vale muito a pena. Não vou falar sobre lá porque eu já fiz um post completinho aqui.
O que eu achei?
Eu queria muito ter ficado mais, a cidade é linda e muito especial. Vale a pena conhecer. Todo mundo falava que não valia a pena perder tempo de viagem em Bruxelas, mas eu amei! Foi um dos países que mais gostamos de conhecer.
Fica do ladinho de Amsterdam e Paris, então, fácil de encaixar no seu roteiro. Recomendo pelo menos 3 dias, mas se não conseguir, passe o dia ali. Não vai se arrepender.
Beijos!