
Embora a Praia do Amor seja a mais famosa de Pipa, a Praia do Madeiro tem se tornado bem conhecida entre os turistas, especialmente os estrangeiros. Inclusive, foi recomendada por um rapaz do Toca da Coruja. Ele falou que acha mais bonita e maior chance de ver golfinhos é na Praia do Madeiro.
Localização
Fica localizada entre as praias de Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos. Um pouco afastada do centrinho 3 km de distância, nós fomos de carro até lá.
Como chegar
O acesso é o mais complicado para chegar à praia. Tem acesso pela Rua principal, perto do Santuário Ecológico e para chegar, tem várias escadas de acesso. Para ser exata, são 150 degraus de acesso.
Ao final de vários degraus, chega-se a praia. Também é possível acessar andando via praia, mas somente na maré baixa. O difícil acesso é algo que dificulta, já que para quem está com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, vai ter problemas.
Como é
A praia é muito bonita, em volta dela é cheia de falésias e até por isso, o acesso é através de escadas. Nela, você encontra bares, quiosques e algumas pessoas oferecendo aulas de surf, stand-up e caiaque.
Pelo fato do difícil acesso, a praia era mais vazia também. Assim que descemos, escolhemos uma barraca que já tinha cadeiras e guarda-sóis para tomarmos uma cerveja e comermos uma porção. Pedimos um camarão, mas não estava bem limpo, infelizmente.
Eu pensei que tinha escolhido o quiosque mal por não ter banheiro, mas pesquisando agora pra fazer o post, descobri que não tem banheiros na Praia inteira por ser uma área de proteção ambiental.
A orla possui 1 km de extensão e é bom para caminhadas. É muito frequentada por surfistas e por praticantes de esportes aquáticos. Ele possui uma parte mais calma, onde o pessoal faz caiaque e stand up e outra parte com ondas para surfistas.
Então, caso você queira aprender a surfar nos seus dias em Pipa, a Praia do Madeiro é a melhor opção.
Santuário Ecológico
Em cima das falésias, fica o Santuário Ecológico. Para quem gosta de natureza e passeios ecológicos, não pode perder de conhecer o Santuário. O parque é totalmente preservado, com 14 opções de trilhas, que podem ser exploradas de acordo com o grau de dificuldade que o visitante escolher, do grau fácil ao difícil.
O santuário abriga centenas de espécies da flora e da fauna brasileira, fornecendo ao visitante um contato único com a natureza conservada e paradisíaca do local. Não deixe de conhecer os Mirantes da Prainha e das Tartarugas, que ficam no meio das trilhas. Dependendo da época, é possível acompanhar alguma atividade do Projeto Tamar como a soltura de bebês tartarugas para o mar de janeiro a junho. Verifique diretamente com eles para mais informações de datas.
Para acesso ao Santuário, é necessário pagar a entrada de R$15 reais. É uma possibilidade conhecer o santuário e os mirantes e de lá, já descer para a Praia do Madeiro. Como fica junto, caso queira, já unir as duas atrações no mesmo dia.
O que eu achei?
Infelizmente, no dia que fomos, estava nublado e não estava um dia tão bonito. Mas mesmo assim, valeu bastante a pena. Lá tem bastante golfinhos, especialmente pela manhã e pelo que ouvimos, é mais fácil ver golfinhos lá do que na Praia dos Golfinhos mesmo.
Para quem vai sozinho, é uma ótima opção para conhecer pessoas, já que é a praia mais visitada pelos estrangeiros e por moradores. Pra quem busca aventuras e praticar esportes, também é o local ideal.
Com suas falésias, natureza e protegida pelos seus coqueirais, a Praia do Madeiro já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil. Inclusive, seus paredões de falésias chegam a 40 metros de altura.
A água é bem gostosa e quentinha, o mar calminho de cor linda e a praia muito tranquila. Vale a pena conhecer e quando voltarmos pra Pipa, quero ir novamente e dessa vez, num dia de sol.
Beijos!