
O Teleférico de São Vicente é um dos pontos turísticos mais visitados de quem visita a Baixada Santista. Eu já tinha visitado logo quando inaugurou e principalmente, quando vem algum parente nos visitar em Santos. Mas dessa vez, fui recentemente pra ver como está e se tinha mudado muito. Vamos conhecer?
Localização

O teleférico fica na cidade de São Vicente, no estado de São Paulo. Fica na praia do Itararé e liga a praia com o Morro do Voturuá. São Vicente fica na Baixada Santista, aproximadamente 1 hora de São Paulo.
Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 500 – São Vicente / SP
Como é
O teleférico tem extensão de 700 metros e cerca de 560 metros é sobre a mata atlântica. Opera a uma velocidade de 3,8km/h, o que faz a viagem ter, aproximadamente, 11 minutos. Tem capacidade de transportar até 20 mil passageiros por mês.
Lá de cima, é possível ter visão da Baía de Santos e fica a 170 metros do nível do mar.
Foi inaugurado em 2002 e já transportou 1 milhão de pessoas, desde sua inauguração.
A aventura no teleférico

O teleférico é bem legal, a parte mais emocionante é quando passa em cima da avenida movimentada com carros passando a milhão. Dá friozinho na barriga por ser aberto. Logo em seguida, já entra na mata e ai é mais tranquilo, os barulhos de carro são rapidamente substituído pelo silêncio da copa das árvores.
Meu irmão estava comigo e morreu de medo rss. Ele não gosta muito de altura, mas mesmo assim aguentou tranquilo. Na volta, a vista é mais bonita pro mar e mais tranquila.
Lá em cima

O Morro do Votoruá, também conhecido como Morro da Asa Delta, é o local de onde sai os voos de paraglider e voo livre. O espaço de onde eles saem e que garante uma visão mais livre fica fechado quando algum praticante está se preparando pra saltar.
Quando fomos, estava fechado a área mais bonita pra admirar a paisagem e tirar fotos. Tivemos que tirar fotos no mirante. O mirante está meio degradado e é um espaço pequeno para todos que querem tirar foto. Caso esteja liberado, corra para a área mais espaçosa e com um gramadão. As fotos ficam bem mais bonitas.
Se você tiver vontade de pular, tem o prédio do Clube de Voo Livre do Litoral Paulista e o pessoal ali pode tirar suas dúvidas e te orientar a respeito do voo.
Eu vi que logo na saída do teleférico lá em cima, tem um quiosque vendendo sorvete e água, porém estava fechado quando fui. Fui numa quinta feira e não achei nenhum lugar pra comprar uma água. Fez falta, estava muito calor.
Mirante da Cidade
Logo na saída do teleférico, tinha uma placa escrito ‘’Mirante da Cidade’’ e decidimos ir lá conhecer. O caminho é meio vazio e em terra. Andando um pouco, do nada, um quiosque de bambu com música, vendendo água de coco, refrigerante e cerveja. Do lado, tinha uma banquinha vendendo flores. Imagino que seja dos próprios moradores. Tinha algumas mesas com cadeiras para sentar no meio de bambus.
Seguindo ali, placas indicam o caminho pro mirante, começa a entrar numa mata mais fechada e algumas placas com versículos da bíblia. Depois de uma trilha de uns 5 minutos, chega no mirante sem muita estrutura.
O mirante dá pra cidade de São Vicente e tem uma Cruz enorme no meio e alguns bancos. Chegamos ali, olhamos e logo voltamos.
Horário de Funcionamento

Segunda á Sexta das 10h ás 14h
Finais de Semana e Feriados das 10h às 16h
Ingresso

Adulto: R$40 reais
Meia entrada (jovens, residentes de São Vicente e estudantes): R$20 reais
Menores de 6 anos: Gratuito
Dicas
-Vá de tênis
-Passe repelente
-Não vá com bolsas grandes, o espaço das cadeiras do teleférico é limitado e bolsas grandes tem que ficar no colo
-Se for querer comprar água de coco, leve dinheiro
-Caso vá durante a semana, compre a água nos quiosques da praia
-Prefira ir num dia ensolarado para tirar lindas fotos, se tiver meio nublado, não terá uma visão tão bonita
-Guarde o bilhete para a volta
O que eu achei? Vale a pena?

Quando inaugurou, tinha um restaurante bem legal lá em cima e com vista linda. Infelizmente, me parece que teve um descaso com o local conforme o tempo. Poderia ser muito mais aproveitado a atração turística.
Senti muita falta de uma lanchonete com algumas cadeiras e mesas pra poder ficar lá mais tempo aproveitando. Acaba sendo um bate e volta, praticamente. Em 45 minutos, dá pra ir, conhecer e voltar.
Até os bancos do mirante estão judiados e um deles não tem nem cobertura, onde daria pra ficar vendo o pessoal pular, pior quando tá muito calor, não ter nenhuma sombra com banco. Pra quem vai acompanhar alguém fazendo o voo livre, não tem um espaço pra ficar.
Enfim, mesmo assim, é um passeio bem legal, a vista é muito bonita e é emocionante o trajeto de teleférico. Eu já fui algumas vezes e sempre achei que quem visita a região, vale a pena ir lá conhecer.
O valor do ingresso, achei meio caro, principalmente pela pouca estrutura lá em cima.
Obs: É possível subir de carro, porém passa no meio do morro e é cheio de curvas apertadas. Não é recomendado pra quem não conhece a região. Pra quem for pular, a empresa tem vans que te levarão até lá.
Beijos!