Passeando pelo Millenium Park em Chicago

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

O principal cartão postal de Chicago é o famoso Cloud Gate, também conhecido como ‘’The Bean/feijão’’. Ele fica dentro de um dos principais pontos turísticos de Chicago, o Millenium Park. 

É um parque público, com várias atrações para toda família e com certeza, para imperdível na sua viagem para Chicago.

Localização

Localizado no interior do Grant Park, o parque é de acesso fácil, fica no coração de Downtown Chicago, ao lado do Loop, que é a região onde a maioria dos turistas ficam hospedados e bem próximo da Magnificent Mile, outra área muito turística.

O parque era muito próximo do nosso hotel e passamos por lá várias vezes a pé.

História

O parque começou a ser construído em outubro de 1997, porém somente foi finalizado e inaugurado em julho de 2004. Ele nasceu de uma ideia do prefeito da época, Richard Daley, de transformar a área, que foi um terreno baldio, em um espaço público para os moradores de Chicago.

Desde então, o entorno do parque tornou-se uma importante e cara área residencial da cidade. Inclusive, é considerado um dos lotes mais caros do país. 

O Millenium Park

O parque é considerado a expressão da experiência de Chicago.

Conta com 100 mil m² e é um dos programas favoritos dos turistas e moradores. Oferece diversas atrações para toda família e pode ser visitado em todas as estações, especialmente, no inverno rigoroso que acontece na cidade.

O parque é considerado referência arquitetônica no mundo e foi todo muito bem planejado para ser praticamente, uma exposição de arte ao ar livre.

Cloud Gate, ‘’O feijão’’

A principal atração do parque e garanto que todos os turistas que visitam a cidade tem uma foto com o The Bean.

É uma escultura metálica, feita pelo artista plástico Anish Kapoor, ela foi chamada de The Bean, que significa ‘’o feijão’’em inglês, devido ao seu formato diferente.

A obra tem cerca de 20m de largura, 10m de altura e pesa 110 toneladas. É um marco de design e arquitetura. Ele é feito de aço inoxidável e possui uma superfície reflexiva, refletindo toda a cidade e principalmente, o skyline de Chicago.

Possui uma parte côncava, sendo possível passar por baixo da parte inferior e ter uma experiência bem legal e sensorial. É bem legal ver seu próprio reflexo de várias formas. É uma escultura linda e realmente, impressiona. 

Claro que quando fomos, tiramos várias fotos e vale lembrar que o lugar vive cheio. A noite, oferece uma experiência bem legal também, vale a pena conhecer.

Crown Fountain

Projetada pelo artista Jaume Plensa, é uma obra totalmente diferente e interativa. É uma fonte de água inusitada, são dois painéis de LED bem grandes um de frente pro outro exibindo diferentes rostos de moradores da cidade. Essas projeções vão mudando.

Durante o verão, de Maio até Outubro, da boca das pessoas do telão ‘’cospe’’ água e no meio, forma um espelho dágua e fica tudo molhado e é uma diversão para as crianças, que se divertem na inusitada fonte.

Pritzker Music Pavillion

Também conhecido como Jay Pritzker Pavillon, é uma concha acústica com uma estrutura e design bem interessante formada por painéis de aço inoxidável. Foi projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, que foi quem projetou o Museu Guggeinheim na Espanha. O local é um teatro a céu aberto e recebe vários shows, concertos e festivais da cidade. Em frente ao palco, tem uma área enorme de gramado e ele é feito de uma forma que as caixas de som percorram todo o gramado e de onde quer que você esteja, dá para ouvir tudo perfeitamente.

No verão, é muito comum ter apresentações sempre e os moradores aproveitam para curtir o som, sentar na grama e fazer um picnic. 

Se estiver lá nessa época, não deixe de curtir o programa.

Lurie Garden

Fonte: Google

Com mais de 10 mil m², esse jardim possui um design ganhador de prêmios e ainda é sustentável. Fica na área sul do parque e é ótimo para caminhar no meio da natureza com diversos tipos de flores e plantas. 

Para quem se interessar, o jardim oferece tours guiados e exposições, principalmente de maio a setembro.

McCormick Tribune Plaza & Ice Rink

Fonte: Google

Para quem vai no inverno, o parque oferece uma linda pista de patinação no gelo. De novembro a março, atrai milhares de pessoas que desejam patinar ao ar livre. A entrada é gratuita, cobra apenas o aluguel dos patins. 

Curiosidade: No filme ‘’A Casa do Lago’’, da Sandra Bullock, essa pista aparece.

Wrigley Square

Bem no começo do parque, fica essa pequena praça, onde está localizado o Millenium Monument. Esse monumento é uma réplica de tamanho real de um monumento que ficava nessa mesma localização durante 1917 até 1953. Com suas colunas no estilo grego, ele alia o antigo e o novo. Nos pés do monumento, está os nomes dos criadores do Millenium Park.

O que eu achei

No local, ainda tem uma ponte nova, Nichols Brigdeway, que conecta o parque com o lindíssimo Art Institute of Chicago, um dos principais museus da cidade.

Na rua lateral do parque, ficam vários food trucks parados no local.

Vale a pena fazer esse passeio e já unir com a visita ao Instituto de Arte, que fica colado com o parque.

Eu estava bem animada para ver o famoso The Bean, quando eu pensava em Chicago, só pensava nesse lugar. Foi bem legal mesmo, a escultura é linda e o parque é muito gostoso. Amamos passear por ali e curtir o momento. Como era outuno, as folhas estavam todas amareladas, o que proporcionava um visual único e memorável.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados