A Casa do Porco Bar em São Paulo

Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

A Casa do Porco é o considerado o melhor restaurante brasileiro, segundo a lista dos 50 melhor da América Latina pela lista The World’s 50 Best Restaurants. Um dos endereços mais concorridos de São Paulo, sempre está com fila na porta.

Localização

Localizado no centro da cidade numa esquina, é fácil de encontrar A Casa do Porco pela fila na porta, fica bem próximo à Praça República.

Endereço: R. Araújo, 124 – República, São Paulo – SP, 01220-020

A comida

A carne de porco é muitas vezes deixada de lado nos cardápios mais gourmetizados e o renomado chef Jefferson Rueda traz a proposta de inovar esse ingrediente tão inexplorado. Através de um cardápio surpreendente, faz releitura e prepara quitutes com todas as partes do porco.

O ambiente

A casa tem um ambiente super descontraído e decoração de bar, o restaurante preservou as paredes com grafite e trouxe pra dentro decoração urbana e descolada.

Todos os abates e cortes são feitos no restaurante e a proposta inicial era de ser um açougue-bar quando inaugurou em 2015. A ideia do chef é ser ‘’comida caipira’’, obviamente alta culinária caipira. Os porcos são brasileiros e criados num ambiente familiar com comida natural.

Inclusive, dentro do restaurante, além de prepararem a carne, ainda produzem as massas, pães, molhos, sobremesas e embutidos, tudo na casa sem aditivos químicos e conservantes.

Menu Degustação

Para a primeira vez, a gentil funcionária nos indicou experimentar o menu degustação, que traz 8 pratos com entradas, prato principal e sobremesa. Inclusive, o prato principal é o carro chefe da casa, Porco Sanzé, que foi o prato que inspirou a criação do restaurante e é inspirado no prato típico de sua cidade natal, o Porco à Paraguaia.

O porco Sanzé é assado durante 8 horas numa churrasqueira de carvão à lenha. O menu chama-se ‘’O porco é pop’’ e são pequenas delícias que surpreende a cada mordida. É uma experiência incrível que não dá pra esquecer.

Foi meu primeiro menu degustação e foi muito legal. O custo para o menu por adulto é R$150 reais e a experiência toda dura de 1h30 a 2h.  O porco sanzé vem com acompanhamento de porco assado + tutu de feijão + tartar de banana + farofa de banana + salada de couve.

Alguns dos pratos são Tartar de porco(maturado), sushi de papada de porco, pão no vapor+ barriga de porco, torresmo de pancetta com goiabada. Inclusive, esse prato é um clássico e compensa pegar mesmo se não for comer o menu degustação.

Atendimento

Eles atendem com reserva de mesa pelo telefone deles e ordem de chegada. Nós fomos lá numa terça por volta de 14h e não tinha mais mesa lá dentro, só as já reservadas. Mas lá fora, tinha algumas opções e nem precisamos esperar.

O atendimento é maravilhoso e os funcionários foram todos muito gentis. Além do serviço de mesa, eles tem um janela de comida rápida, que oferece sanduíche de porco assado, o famoso misto quente, porcopoca (versão da pururuca), o Porco San Zé, sucos e drinks para acompanhar. Ótima opção para quando está sem tempo para parar e comer.

O que eu achei?

Achei uma experiência incrível, o atendimento maravilhoso e o restaurante lindo. Não tenho o que falar da comida, tudo muito diferente e com certeza, surpreendente. A comida e os pratos são pratos de chef e de alta gastronomia. E com ingredientes que não escolheríamos de espontânea vontade, então, acredito que a ideia o chef de mostrar como aproveitar todo o porco e tem dado mais que certo.

Recomendo muito, achei o preço bom pelo serviço e pela comida, vale muito a pena ir. Só lembre de fazer reserva ou chegue muito cedo, ouvi falar que no final de semana tem fila de mais de 2 horas.

Horário de Funcionamento

Segunda à Sábado das 12hs às 22hs
Domingo das 12hs às 17hs

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados