10 coisas para fazer na Avenida Paulista-SP

Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

O coração da cidade de São Paulo representando tudo que essa cidade é: mistura de selva de pedras, museus, parques, pessoas de todo tipo, empresas.. Na Avenida Paulista, você encontra desde engravatados passando por hippies, dragqueen, góticos e todo tipo de gente nessa diversidade que é SP.

Localização

Localizada no Bairro Bela Vista, o trecho de 3km vai da Rua Treze de Maio até a Rua da Consolação. É fácil de se locomover na avenida, todas as travessas são sinalizadas com placas e tem várias muito famosas por ali como Haddock Lobo, Bela Cintra, Rua Augusta e Frei Caneca. Sem contar que pertinho dali fica a Oscar Freire, com suas lojas e restaurantes de luxo.

História

Fonte: Google

Sua inauguração foi em 1891 e foi idealizada no final do século XIX por Joaquim Eugênio de Lima e Clementino de Souza Castro, atendendo o pedido da elite paulistana de expandir o centro paulistano que estava praticamente ocupado.

A avenida, inicialmente, era ocupada por famílias de diferentes nacionalidades, cada uma levando a arquitetura do seu próprio país. A partir desse momento, a avenida viu a cidade crescer. Hoje em dia, é um ícone econômico e cultural da cidade e atrai milhões de turistas que visitam a capital.

Como chegar

É um local fácil de chegar, a maneira mais simples é ir de metrô. Porém, eu sempre vou de carro por preferência, mas se for de carro não esqueça do custo do estacionamento. Se for de metrô, algumas estações cobrem a avenida. Para começar do começo da avenida, vale chegar pela Estação Brigadeiro-Metrô Linha 2 Verde. Mas também tem na linha verde mesmo, a estação Trianon e Consolação. Como alternativa à linha verde, pela amarela é possível chegar na estação Paulista-linha 4 amarela.

O que fazer

1) Cruzar ela inteira

Esse é um ótimo passeio e a melhor forma de conhecer. Pare o carro em algum estacionamento ou rua paralela (cuidado com os horários e se for zona azul, não esqueça de comprar. Hoje em dia, tem aplicativos para facilitar).

É a melhor forma de começar sua visita por São Paulo, é um ótimo ponto de partida e vai te dar uma boa perspectiva da cidade. Andando, você verá vários restaurantes, shoppings, museus, cafés que só andando pode observar.

2) Comer um pingado e pão na chapa

Fonte: Google

Clássico paulistano, não deixe de fora do seu roteiro comer o bom e velho pingado(café com leite) e um pãozinho na chapa para começar já se sentindo um local.

Pra isso, recomendo comer na famosa Bella Paulista. É a padaria mais tradicional da cidade e funciona 24. Com cardápio recheado e muitas opções de mesas, vale a pena conhecer. Fica numa travessa da Paulista e é facinho ir andando.

Fonte: Google

Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César

3) Visite o MASP

O MASP, Museu de Arte de São Paulo, é uma das principais atrações da paulista e da cidade de SP.  Inaugurado em 1968, conta com 8 mil peças em exposição. E tem exposições temporárias que sempre acontecem por lá.

Horário de Funcionamento: De Terça à Domingo

Às terças, o ingresso é gratuito. No restante dos dias, custa R$45 adulto e meia R$22.

Fonte: Google

Atualmente, devido ao COVID, a venda de ingresso está sendo feita somente online e com horário marcado.

4) Shoppings

Na paulista, tem alguns shoppings. O mais famoso deles é o Pátio Paulista, conta com várias lojas de grife e restaurantes muito legais. Também tem o Shopping Center 3, é menor, mas pra quem quer dar uma passada rápida. Nós almoçamos ali no Pecorino, restaurante italiano, gostamos bastante e o preço é bom.

5) Subir no Mirante do SESC

Fonte: Google

Para uma visão privilegiada da paulista, uma ótima opção é subir no mirante que fica no alto do prédio do Sesc. Lá em cima, também é possível tomar um café, almoçar e tomar um vinho. A entrada é gratuita e funciona de Terça à Sábado das 10h às 21h30. Domingo e feriados das 10h às 18h30.

6) Japan House

Fonte: Google

Criado pelo governo japonês, a Japan House tem como objetivo divulgar a cultura japonesa e trazer um intercâmbio cultural entre o Japão e outras nacionalidades.

A proposta é inovadora e pretende trazer exposições de arte, lojas, restaurante, café e biblioteca. Inclusive no seu acervo digital e físico, tem mais de 200 mangás japoneses.

Endereço: Avenida Paulista, 52

Horário de Funcionamento Terça-feira a domingo | das 11h às 17h

7) Casa das Rosas

Fonte: Google

É um espaço/museu com a proposta de ser um espaço de poesia e literatura. Têm oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.

No site oficial, tem todos os cursos oferecidos. No momento atual, está sendo necessário agendar a visita, que dura em média 45 minutos. Vale a pena chegar um pouco antes e curtir o espaço verde e a arquitetura elegante de 1935, quando a mansão foi construída.

Endereço: Av. Paulista, 37

Horário de Funcionamento: Quarta a sábado, das 12h às 16h

8) Instituto Moreira Sales- IMS

Fonte: Google

O espaço com 9 andares é um centro cultural, feito com conceitos sustentáveis, conta com áreas de exposição, cineteatro, eventos musicais, seminários, debates, biblioteca de fotografia, loja-livraria e café/restaurante Balaio IMS. Inclusive, lá dentro tem um cinema com sessões específicas(por conta da pandemia, estão suspensas todas as sessões).

O acervo é dedicado à fotografia, principalmente. Com ​aproximadamente 2 milhões de imagens, o IMS reúne o mai​s importante conjunto de fotografias do século XIX no Brasil, e a melhor compilação da fotografia nacional das sete primeiras décadas do século XX, com grandes nomes como Marc Ferrez e Marcel Gautherot, entre outros.

Nós passamos por lá, infelizmente, quando fomos era segunda e estava fechada, mas fomos pra conhecer o restaurante Balaio IMS e o local é muito bonito, porém achei os pratos caros e muito diferente. Optamos por não comer por lá.

Endereço: Avenida Paulista, 2424

Horário de visitação: Terça a sexta (exceto feriados), 12h às 18h (última entrada às 17h30).

9) Passear na Livraria Cultura

Fonte: Google

A Livraria Cultura localizada na av Paulista é uma das megalojas dedicada à literatura. Pra quem gosta, como eu, de ficar olhando vários livros e folhear antes de comprar, vale a pena passar por lá. Fica dentro do Conjunto Nacional.

Endereço: Av. Paulista, 2073

Horário De Funcionamento: segunda a Sábado, das 14h às 20h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

10) Méqui 1000

Fiz um post falando só sobre essa unidade do Mcdonald’s, é a unidade 1000 no Brasil e é recheada de inovações e com decorações divertidas. Vale a pena dar uma conferida.

Bônus

Visitar os Parques

Para dar uma descansada, recomendo conhecer os parques. Farei um post sobre os 2 que visitei, o menor e mais acolhedor Parque Mário Covas e o mais famoso e bem maior Parque Trianon. Vale a pena conhecer essas áreas verdes no meio da cidade.

Mirante 9 de Julho

Para uma vista diferente da cidade, visite o ‘’Mira’’, nome do espaço que fica no mirante. É um bar/café/ponto de encontro/espaço multicultural. No fim de tarde, se torna um point para happy hour.

Eventos

Aos domingos, a avenida paulista ganha uma cara especial. Ela é fechada para veículos e se torna uma atração a parte. Pessoas passeando de bicicleta, patinete, patins. Várias apresentações ao ar livre, ambulantes vendendo livros, discos e muitos outros itens. É uma delicia e aproveite que todos os espaços estão abertos.

No domingo, também acontece no vão do MASP, uma feira de antiguidades, é possível encontrar joias, roupas, objetos de decoração, móveis, livros, vinis e muito mais. Vale fazer umas comprinhas de itens diferentes.

Além dos eventos semanais, ainda tem os famosos eventos anuais. A Avenida Paulista é palco da Parada LGTB, Corrida São Silvestre, Reveillon, Carnaval. Eventos que reuném milhões de pessoas.

O que eu achei?

Eu ia com minha família ver as luzes de natal na paulista quando era criança e morava no interior, já vim com amigos, já passei durante a noite, meu irmão trabalha lá e tenho ótimas lembranças. É um passeio gostoso e imperdível na visita da cidade.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados