Pubs em Londres: Como agir?

Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Sempre que eu via um filme que se passava em Londres, eu ficava imaginando quando chegaria minha vez de estar ali no meio do agito. Enfim, meu dia chegou quando fui pra Londres e fiquei perdida rss. Então, vou trazer pra vocês, o que aprendi estando lá e pelas minhas pesquisas, como agir num Pub como um bom Londrino?

Diferente do que pensamos um pub não é como um bar ou balada como imaginamos se compararmos com aqui no Brasil. Aqui, temos restaurantes/bares/baladas e são locais completamente diferentes, mas em Londres, não. Os pubs londrinos são a mistura de tudo isso.

E se for pro Reino Unido, não faltará opções, ultrapassa 50 mil e só em Londres, são 5 mil. Ir pra Londres e não conhecer um pub é como ir a Paris e não ir na Torre Eiffel, é praticamente uma atração turística!

Tem vários tipos, desde os mais comuns até os temáticos, históricos, com música, de esportes, etc. Não faltam opções, em toda esquina tem um pub pra conhecer.

Entrada

Não precisa pagar nada pra entrar num pub, a não ser que seja algum evento especial. Crianças podem entrar desde que acompanhadas com os pais.

Claro que tudo que estou falando é de forma generalizada, pode acontecer de ter um ou outro que aja diferente. Confira no site do pub que deseja visitar que normalmente, tem essa informação.

Cadê o garçom?

Pois é, não tem garçom… Ninguém vai aparecer e tirar seu pedido, você tem que ir direto ao balcão e lá vai ter o barman onde você pagará e já fará seu pedido.

E se eu for pegar 10x, vai ter que ir até lá 10x. Você ou alguém do seu grupo e eles não acham estranho, inclusive, lá achei bem mais fácil pra passar o cartão. Quando fomos, lá já tinha o contactless que você não precisa colocar a senha e nem colocar o cartão na maquininha, então, o pessoal só chegava perto e aproximava o celular ou carteira. Agora, aqui no Brasil, já se popularizou mais essa modalidade. Facilita muito a nossa vida, só é ruim a hora que você já tá meio bêbado e nem vê mais o que está pagando rss.

Almoçar num pub?

Pois é, o horário de funcionamento dos pubs também é diferenciado. Normalmente, abrem por volta das 11h e fecham 23h, em finais de semana ficam aberto até mais tarde.

Então, é engraçado, você pode ir tomar um brunch(café da manhã tardio) num pub delicioso ou está na correria turistando e pode almoçar 16h que vai sempre encontrar comida quentinha.

Gorjeta

Diferente dos Estados unidos, não é comum e nem esperado dar gorjeta pro atendente, o que pode acontecer é você tá ali no balcão e foi bem atendido e fala: ‘’One for yourself’’ e ai você meio que paga o valor da bebida que você está bebendo pra ele.

Como pedir comida?

Do mesmo jeito que pede bebida, vai até o balcão, pede o prato, aí eles te dão um número e levam pra você na mesa.

O que são ‘’rounds’’?

Quando tem um grupo de amigos, não funciona como no Brasil, onde todo mundo pede tudo e ai no final, divide a conta pelo numero de pessoas. Nos pubs, como tem que pedir e já pagar, uma pessoa paga a rodada e ai outra vai e paga a outra rodada. Dessa forma, vai alternando quem tem que levantar, pagar e trazer pros outros.

Qual idade pode beber em Londres?

Diferente dos Estados Unidos, lá pode beber acima de 18 anos. Mas leve sempre seu documento, as vezes, eles podem pedir pra ver se você não é menor de idade, especialmente, se tiver cara de jovem rs.

Pub Crawl

É tipo uma excursão de pubs, tem uma rota e ai vai parando, bebendo e conhecendo um pouco de cada. É legal pra conhecer vários e normalmente, se tem uma temática. Em filmes, tem aquela despedida de solteiro clássica e os caras vão passando em vários pubs e sempre acontece um monte de coisas engraçadíssimas, então, isso é um pub crawl.

Agora, ao mais difícil: Como pedir cerveja em Londres?

Isso, eu acho a parte mais complicada, porque não tem um menu e é tudo muito rápido no balcão, tem mais gente esperando pra ser atendida, então, não dá pra você ficar ali pensando, perguntando. Tem que ser rápido e certeiro.

Lá as cervejas mais conhecidas são as ‘’on tap’’, que seriam como chopp, no balcão, você verá as chopeiras com o nome da marca da cerveja. Então, você pode escolher por 2 copos de tamanhos diferentes.

Pint(568ml)- É o copo maior, um pouco mais que meio litro, vem sem ou bem pouquinho colarinho. E não vem super gelada, quando fomos estava muito frio, o que foi ótimo, mas no verão, não sei como seria. Custa mais ou menos uns 4 libras.

Half a Pint(284ml)- Seria quase metade do pint(fala páint). Custa uns 2 libras.

Então, o que eu sugiro, se você não conhece e não tem uma preferida, experimenta sempre half a pint, é um copo menor e se você não gostar tanto, só mudar e experimentar outro na próxima rodada.

As cervejas claras são as ‘’lagers’’, é o nome genérico pra esse tipo de cerveja. Alguns exemplos mais famosos de cervejas lagers são: Stella Artois, Forsters, Carlsberg, Carling, Grolsh, Kronenbourg,etc.

Cerveja Ale: é a especialidade britânica, é mais amarga e mais escura. Algumas marcas de cervejas ale populares: Bombardier, London Pride, Old Speckled Hen, IPA.

Cerveja Stout: Essa é clássica e acho que todo mundo já ouviu falar, as famosas cervejas quase pretas e muito fortes, exemplo é a irlandesa Guinness. Essas já vêm com um pouco a mais de colarinho.

Minha experiência

Antes de ir viajar, eu pesquisei e fiz uma lista de mais de 10 pubs diferentes, que eu gostaria de conhecer. Infelizmente, como só fiquei 5 dias, não consegui ir em nem metade rs. Mas tudo bem, sobram motivos pra voltar.

Os pubs lá funcionam como o momento após o trabalho de fazer um happy hour e encontrar os amigos, então, os londrinos mesmo que moram na cidade tem o pub do seu bairro que eles preferem ir. Fogem da rota mais turística. Da minha lista, consegui ir só em 2, que eram mais pertos de onde eu estava. Tinha vários que ficavam muito longe, e como estavamos nos locomovendo de ônibus, teríamos que ir e voltar.

Vou falar sobre os que eu visitei, mas se vocês quiserem uma lista sobre todos os pubs tem nesse site, tá em inglês mas tem avaliações, fotos e endereços.

Ye Olde Cheshire Cheese

Considerado o mais antigo de Londres, foi aberto em 1538 mas devido a um grande incêndio, foi refeito em 1667. Ele fica numa ruazinha de pedras, todo de madeira, luz baixa, decoração riquíssima. Tem uma atmosfera de taverna mesmo, a tradição do local de quase 500 anos, conseguiu manter os detalhes.

Dentro do pub

Teve como clientes renomados autores da língua inglesa como Mark Twain e Charles Dickens. Os banheiros de teto baixo são incríveis. E é interessante porque parece um labirinto, você entra numa sala que parece pequena e quando vê, é um salão enorme. É cheia de espaços diferentes, vale ‘’passear’’ um pouco por dentro. Eu amei! Vale muito a pena ir. O preço é meio padrão de pubs.

Endereço: 145 Fleet St, City of London

Lamb & Flag

Procurando pelo google maps, vira um beco, tá ali, cheio de gente pra fora com copos de cerveja. Foi o pub mais lotado que vimos, nem conseguimos olhar muito por dentro. Meu marido queria fumar também, ai aproveitamos e ficamos lá fora, íamos lá dentro, pedíamos as cervejas e tomávamos lá fora.

Infelizmente, estava um frio, mas pros londrinos, aparentemente tava tranquilo. Lá dentro, estava rolando música também e estava muito animado, bem lotado. Era horário do happy hour, então, dava pra ver que era a galera que saiu do trabalho. Rapazes com suas roupas sociais e uns outros com cachorros compunham o ambiente.

É muito famoso no bairro Convent Garden, por ser o mais antigo do bairro. Eu gostei da atmosfera, acho que no verão, deve ser uma delicia ficar ali fora conversando e bebendo, mas no inverno, se quiser ir lá, chegue cedo pra pegar uma mesa e conhecer mais o ambiente.

Endereço: 33 Rose Street, Covent Garden

The Cambridge

Logo do lado, porta com porta do nosso hotel, tinha esse pub. Não estava na minha lista, mas o bairro que eu fiquei era muito movimentado e tinha muitos pubs, então, aproveitamos e curtimos o momento. Acho que é legal termos algumas referências, mas não precisamos ficar colados a elas o tempo inteiro.

O pub é legal, principalmente, a parte de fora que tinha umas mesinhas pra beber e fumar. Gostoso sentar ali e ficar vendo o povo passar.

Endereço: 3 Charing Cross Rd, London, Greater London, WC2H 0DP

Além desses 3 pubs, visitamos esse que nem registrei o nome, não sei o nome mas foi divertidíssimo. Tinha música, estava quentinho e foi o que mais aproveitamos. Ficamos lá até fechar, bebemos e cantamos, muito divertido. Não queríamos mais ir embora.

Fish and Chips

Dica: Como a culinária inglesa é diferente e não conheço bem, em todos os pubs e restaurantes que ia jantar, sempre pedia fish and chips. É um prato super tradicional lá e não tem erro. É um peixe empanado com batata frita. Eu amo e comi em praticamente todos os lugares. Todos os pubs vendem e dessa forma, não vai ficar perdido em relação ao cardápio(especialmente, se você não souber falar inglês). Vai no fish and chips que é sucesso. E custa mais ou menos uns 14 libras(pounds, como eles falam).

Enfim, espero que tenham gostado, se forem a Londres, não deixem de visitar qualquer pub que seja. Não fique envergonhado, peça uma pint lager e pronto!

CHEERS, MATE!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados