Roteiro pela Recoleta: A Paris de Buenos Aires

Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

A Recoleta é o bairro mais charmoso de Buenos Aires. Passear pela região, nas suas ruas arborizadas, seus prédios luxuosos e embaixadas internacionais é um passeio por si só. Foi na recoleta onde decidimos nos hospedar para aproveitar os nossos dias em Buenos Aires e foi incrível, recomendo

Nesse post, vou falar sobre os principais pontos turísticos do bairro e como fazer um roteiro pela região.

O Bairro

Recoleta é um bairro bem localizado, no ‘’meio’’ dos principais circuitos turísticos. Fica entre o centro e Palermo, então dá pra ir no centro passear de dia e à noite, jantar em Palermo. Sem contar que o bairro tem cafés, shoppings e restaurantes muito bons. 

O bairro é grande e dá para conhecer ele todo a pé, é bem possível, mas caso não esteja com muita disposição, o melhor meio de transporte em BA é o táxi e ele vai te levar pros locais de forma rápida e barata.

Dependendo de onde for se hospedar, ficará mais perto de algum determinado ponto turístico dentro da Recoleta.

História

O nome do bairro surgiu por conta dos seus primeiros moradores que eram frades da Ordem dos Recoletos e com isso, o nome do bairro virou Recoleta.

O bairro da Recoleta hoje em dia, é um dos bairros mais caros e sofisticados da cidade. A região ficou mais popular no final do século 19, quando as famílias ricas se mudaram para as partes altas da cidade para escapar da epidemia de febre amarela que estava assolando a cidade. 

A partir dai, o bairro começou a ter mansões de estilo europeus e se tornou um dos bairros mais chiques e caros de Buenos Aires. Muitos desses prédios ainda existem, principalmente nos arredores da Avenida Alvear.

Se hospedar na Recoleta é pra mim?

Por ser um bairro muito procurado, tanto por turistas como por moradores, não tem oferta grande de hospedagens e com isso, os preços são mais altos que nos outros bairros. 

Então, caso queira economizar, talvez não seja a melhor opção. Também não é o bairro mais movimentado durante à noite, caso queira mais badalação, a melhor opção seria no Palermo. Mas se você procura um bairro seguro, com ótimos hotéis e bem localizado, é o lugar para você. 

Pontos Turísticos

Na Recoleta, encontramos vários pontos turísticos importantes de BA. Eu recomendo organizar a viagem pra cidade, separando os pontos turísticos por bairros. Foi dessa forma que eu fiz, coloquei tudo que queria ver no centro em um dia e fiz tudo. 

Dependendo de quanto tempo para a viagem, terá mais tempo para explorar ou menos. As vezes, terá que unir dois bairros no mesmo dia para otimizar o roteiro. Hoje falarei somente sobre o que vi na Recoleta, mas ao final dos posts, coloco meu roteiro completo da viagem para deixar como sugestão para vocês. 

Cemitério da Recoleta

O coração do bairro é o cemitério e talvez você ache estranho um cemitério ser um famoso ponto turístico. Mas esse cemitério é bem especial. Foi construído em 1822 e é o primeiro cemitério público da cidade. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1946. 

Acredite se quiser, mas o cemitério é onde tem o metro quadrado mais caro da cidade rss. No local, fica os túmulos de personalidades e pessoas muito importantes pra história argentina.

Sem contar que o cemitério é belíssimo, aproximadamente 80 abóbadas foram consideradas Monumento Histórico Nacional por conta de sua beleza. Ele foi considerado um dos cemitérios de arquitetura mais interessantes do mundo.

Como é a visita

O cemitério foi inspirado em um cemitério de Paris chamado Peré-Lachaise e foi projetado por um arquiteto e engenheiro francês. A arquitetura neo-clássica com colunas clássicas conta com as principais famílias aristocráticas argentina proprietárias das sepulturas.

Os túmulos são luxuosos e achei que aborda de forma artística a morte. Em vários locais, esculturas lindíssimas com o tema da morte. A entrada é gratuita, porém caso queira conhecer mais a fundo as lendas e história sobre os principais túmulos, recomendo que faca uma visita guiada.

São mais de 4 mil mausoléus, túmulos, etc.. Eles vão do estilo gótico ao neoclássico. Tem várias histórias e lendas que rondam os espíritos ali sepultados. Por ex: a escultura da menina com o cachorro. A escultura está na frente do túmulo de Liliane Crociati. Ela morreu durante sua lua de mel, uma avalanche caiu sobre o hotel que estava. Ela foi enterrada com o seu cachorro que amava demais. Dizem que o cachorro morreu no mesmo dia que ela, mesmo separados.

Nós entramos para conhecer e sabia que o principal local para ir é o túmulo Eva Perón, ex-primeira dama, que se tornou um símbolo e adorada por muitos argentinos. Achei que estava bem mal sinalizado, como já sabem que é um ponto turístico, poderia ter umas placas apontando os principais locais para evitar procura.

Todo mundo estava procurando o túmulo dela, inclusive nós ficamos dando voltas e por sorte, uma pessoa indicou o local para nós. Mas aí chegou a decepção, o túmulo dela não tem nada demais, a não ser uma pequena placa no mausoléu da família.

Mas a visita vale a pena, o local é muito bonito e apesar de ter uma atmosfera um tanto quanto melancólica, há beleza no local. E a beleza sempre impressiona.

Floralis Genérica ou Flor Metálica

Localizada no bairro da Recoleta, fica a famosa escultura metálica feita em 2002, da ‘’flor metálica’’. A escultura foi feita pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.

A escultura fica localizada dentro de um parque bem arborizado e gostoso, tem vários bancos e pequenas trilhas em volta da escultura. Ela tem 23 metros de altura e pesa 18 toneladas, então tem vários locais que é possível tirar foto. É legal andar em volta procurando a melhor posição para a foto. É comum ver no local várias pessoas fazendo ensaios fotográficos. A flor se tornou um grande ponto turístico da cidade.

Porém, não tem nada pra fazer ali. É gostoso caminhar ao redor da praça, sentar um pouco por ali, tem vários moradores que levam seus cachorros ou fazem atividades ao ar livre. Então, em um dia de sol é um bom lugar para descansar e curtir o parque.

Nós saímos do Cemitério da Recoleta e fomos caminhando até o local. É próximo e já compensa colocar todas as atrações no mesmo momento. A escultura está acima de um espelho d`água, que protege o monumento. O nome, de acordo com o arqueiteto, representa ‘’Floralis’’, as flores e ‘’genérica’’ derivada do conceito de “gênero” e indica que ela representa todas as flores do mundo.

Uma grande curiosidade sobre a flor é que ela tem um sistema de abertura e fechamento das suas pétalas, que depende da hora do dia. Ela abre todas as manhãs às 08 e termina ao pôr do sol. Quando tem ventos fortes, ela se fecha e também todas as noites, fica fechada e do seu inteiro sai uma luz vermelha.

Feirinha da Recoleta

Em frente ao cemitério da Recoleta, aos finais de semana acontece a feirinha de artes do bairro. Fica na Plaza Francia. Quando fomos, estava acontecendo a feirinha. Como era sábado, aproveitamos para ver, porém não achei nada demais. Vale mais a pena aproveitar a Feira de San Telmo aos domingos, que é imperdível.

Centro Cultural Recoleta

Fonte: Site Turismo Buenos Aires

Pertinho do Cemitério, fica o Centro Cultural. O local oferece exposições de artes. O prédio onde fica o centro é um dos mais antigos de Buenos Aires, inclusive é declarado Monumento Histórico Nacional. Oferece cursos, oficinas e concertos. A entrada é gratuita.

Atrás do centro, fica o um pequeno shopping Buenos Aires Design, lá dentro tem o restaurante mundialmente famoso, Hard Rock Café.

Museu Nacional de Belas Artes

Fonte: Site Turismo Buenos Aires

 O Museu reúne o maior acervo de arte da Argentina, é fundamental para a história da arte do país. Para os apaixonados por arte, é parada obrigatória pois contém quadros de artistas como Picasso, Rodin e Monet.

É fechado às segundas-feiras. O Museu é bem grande e é rosado por fora. Não visitamos, pois não somos muito ligados em arte, mas para quem gosta, vale a visita.

Faculdade de Direito

Buenos Aires impressiona pelos seus prédios lindos e antigos. São construções com estilo europeu que impressionam pela beleza. Mas ai quando você se depara com a Faculdade de Direito, ao lado do Floralis Genérica, é IMPRESSIONANTE. 

Não tem como explicar, é muito grande mesmo. Imagino que por dentro, deve ser lindo também. Mas não sei se pode entrar, então nem me aventurei.

Livraria El Ateneo

A livraria é um passeio imperdível na Recoleta, porém fica um pouco afastado da Floralis Genérica, então até dá pra ir andando, mas é uma caminhada de 20 minutos mais ou menos. Ou dá pra ir de táxi também.

Eu fiz um post completo sobre a livraria aqui

Shopping Pátio Bullrich

Em frente ao Hotel Sofitel Recoleta, onde fiquei hospedada, fica o sofisticado shopping Pátio Bullrich. É considerado o shopping mais elegante da cidade e óbvio que estaria no bairro da Recoleta. A arquitetura dele é linda, tem um misto de neoclássico com moderno.

Ele não é muito grande, tem apenas 3 andares, mas todas as suas lojas são famosas e chiques. Tem marcas internacionais como Dior, Rolex, Calvin Klein, mas também tem lojas argentinas de luxo.

O mais legal desse shopping é a praça de alimentação e eu sei porque fomos comer 2 vezes no shopping, pois ficava na frente do nosso hotel. Não é uma praça normal de shopping, são vários restaurantes com diferentes tipos de comida, você senta nas lindas mesas e um garçom te atende e você pode comer e pedir de qualquer restaurante. Então, é perfeito pois dá para cada um do grupo pedir o que quer. Tem desde lanches, carnes, cafeteria.. 

A comida é muito boa e o vinho tem preço excelente. Além disos, no shopping tem alguns “mercados“, então dá para comprar doce de leite, vinho e mais coisas junto à sua visita ao local.

Experimentar as empanadas do El Sanjuanino

Não tem um lugar em Buenos Aires que não ofereça as tradicionais empanadas argentinas, porém para realmente, viver a experiência, recomendo o Restaurante El Sanjuanino na Recoleta. O restaurante já foi indicado por vários guias internacionais e já apareceu até no New York Times.

Ficava bem próximo ao nosso hotel, então fomos andando. Nós fomos durante a tarde e por isso, pegamos o restaurante vazio, mas geralmente, ele sempre está cheio. O restaurante é simples, porém tem a decoração de uma casa argentina típica com vários objetos diferentes.

As empanadas são deliciosas e o preço é muito bom! Foi uma ótima escolha, todos comemos 2 a 3 empanadas, tomamos a cerveja típica do país. Vale muito a pena conhecer.

O que eu achei?

Em Buenos Aires, eu recomendo que separe os dias de acordo com o bairro e as atrações que quer conhecer. Como é uma cidade ‘’espalhada’’, vale a pena separar os dias de acordo com o. bairro. Como ficamos hospedados na Recoleta, conseguimos fazer as coisas aos poucos. 

O bairro é delicioso, muito agradável de passear, seguro e tudo fica bem perto. Depois de conhecer todos os bairros, considero a Recoleta com suas ruas arborizadas, seu charme europeu, o melhor lugar para ficar em Buenos Aires.

Beijos

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados