O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

No meio do Vale do Paraíba, região de serra entre São Paulo e Minas Gerais, fica a pequena e bucólica cidade de Santo Antônio do Pinhal. A cidade fica ao lado da, famosa, Campos do Jordão e de São Bento do Sapucaí. A região atrai casais e famílias o ano inteiro, seja para curtir o clima de montanha, fazer passeios ao ar livre ou apenas, descansar.

Localização

Santo Antônio fica localizado apenas 170 km de São Paulo e 20 min de Campos do Jordão. A região fica na Serra da Mantiqueira a mil metros de altitude e oferece paisagens incríveis, jardins, mirantes, trilhas, cachoeiras e claro, ótimo restaurantes.

A Escolha

Dessa viagem em específico, estávamos procurando descansar e curtir com os cachorros. Campos é uma cidade que amo muito, já fui diversas vezes e todos os anos, tem novidades. Porém, eu e meu marido queríamos aproveitar para descansar e escolhemos uma casa no meio da Serra para curtir dias no meio da montanha. 

Infelizmente, não deu para eu conseguir visitar tudo que a cidade oferece, especialmente porque não ficamos muito tempo e também porque a proposta dessa viagem era curtir a casa com os cachorros e não dava para deixa-los muito sozinho. Porém, falarei brevemente nesse post sobre o que fizemos e também, colocar outras opções.

Passear pelo centrinho

Diferente da sua vizinha Campos do Jordão com agito, Santo Antônio é tranquila e charmosa. O centrinho oferece as tradicionais lojinhas e ateliers vendendo embutidos, queijos, mel e souvenirs.. No centrinho da cidade, tem a Praça do Artesão, com uma escultura em homenagem ao centenário da imigração japonesa. Aos finais de semana, o local concentra pequenos produtores de artesanatos da região.

Claro que numa cidade pequena não podemos deixar de falar da Igreja Matriz, onde a movimentação acontece. A Igreja Matriz chama-se Santo Antônio de Pádua e é um lugar de importância histórica para a região. A Igreja foi construída em 1836 e mantém-se bem conservada.

Jardim dos Pinhais Ecco Parque

Fonte: Google

Fiquei bem chateada de não ter conseguido ir nesse parque, infelizmente, estava fechado no dia que programamos pra ir. É o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil. Com 14 hectares de 82 mil metros quadrados de paisagismo. Possui um circuito de 1200 m com oito jardins diferentes.

No local, ainda tem passeio de quadriciclo, animais, natureza e mirantes. Além disso, também conta com Restaurante Jardins, especializado em gastronomia da montanha com espaços em ambiente fechado ou ar livre.

O ingresso adulto custa R$ 39 reais

Vinícola Villa Santa Maria

 A Vinícola fica localizada na cidade vizinha, São Bento do Sapucaí, mas fica próximo e vale muito a pena a visita. Fiz um post completo sobre minha visita aqui. Vale fazer a visita guiada e a degustação.

Pico Agudo

Fonte: Google

Para os apaixonados por aventura, o Pico Agudo é o lugar certo. A montanha tem 1700 metros de altitude e oferece voos livres. Para viver essa experiência, os instrutores ficam no local. Não paga para entrar e lá do alto, tem uma vista total da Serra da Mantiqueira e da Pedra do Baú. Dá para chegar de carro, porém evite nos dias de chuva.

Comer um bolinho de bacalhau na Estação Ferroviária

A estação da cidade faz divisa com Pindamonhangaba e ela funcionava para o transporte de doentes respiratórios para Campos do Jordão. Foi criada em 1914 pelos médicos sanitaristas Emilio Ribas e Victor Godinho. A partir de 1980, a ferrovia serviu apenas para turismo. Fica a 1162 metros de altitude e vale a pena conhecer para tirar umas fotos.

No local, tem lojinhas de artesanato e uma cafeteria muito famosa pelos seus bolinhos de bacalhau. Vale a pena conhecer! Os bolinhos são bons mesmo.

Seguindo pelos trilhos, bem pertinho, apenas 100m, fica o Mirante da Nossa Senhora da Auxiliadora. No local, tem uma imagem de 3 metros da Nossa Senhora, um dos cartões postais da cidade. Visita gratuita e rende boas fotos.

Cachoeira do Lajeado

Fonte: Google

Embora eu não tenha ido, é uma das atrações mais famosas de Santo Antônio. Possui um fácil acesso e conta com estrutura para atender os visitantes. A queda tem 10 metros de altura e forma uma piscina, que por não ser funda, dá para aproveitar.

O acesso é tranquilo, não precisa fazer uma trilha complicada, mas é necessário pagar a entrada de R$ 8 reais por pessoa. Na estrutura da cachoeira, tem banheiros também. A cidade oferece outras cachoeiras como a do Cassununga e do Sítio Matão. Quem curte esses passeios de natureza, vale pesquisar mais para visitar.

Restaurante Arco Íris

Bem próximo do Jardim dos Pinhais Ecco Parque fica um restaurante que foi uma boa surpresa. Ele fica num espaço ao ar livre lindo com um lago no meio. As mesinhas ficam em torno do lago e tem uma pequena cachoeira nos fundos do restaurante.

O forte deles é a truta, acompanhada por pratos muito gostosos. Nós experimentamos truta grelhada com arroz e batata. Estava bem gostoso. Vale curtir e descansar no lugar.

O que eu achei

Eu fiquei muito surpresa em saber que faltariam dias para conhecer todas as atrações da cidade. A região conta com fazendas rurais para passar o dia, fazendas de azeite, cervejarias e muito mais.. É um destino ainda pouco explorado, mas que vale muito a pena conhecer para quem quer curtir mais a natureza e a tranquilidade. E claro, quem quiser uma noite mais agitada, Campos do Jordão fica ao lado.

A região da Serra da Mantiqueira é uma região muito gostosa, com pequenas cidades encravadas no meio das montanhas, um friozinho delicioso e várias atrações que agrada todo mundo. Amei!

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados